Quem nunca passou pela situação de, no fim de uma entrevista de emprego, se deparar com a seguinte pergunta dos entrevistadores: “Você tem alguma pergunta para nós?”. Tal indagação não é feita de maneira aleatória ou de praxe durante as entrevistas, é uma técnica chamada entrevista reversa que tem como objetivo analisar a capacidade do entrevistado em lidar com a inversão de papéis e tomar rápidas decisões, além de permitir analisar se o participante é uma pessoa ativa em atividades propostas.
Então, como formular essas perguntas? Preparamos algumas dicas para você conseguir entender melhor o momento e impressionar na próxima vez que se deparar com essa situação.
Em primeiro lugar, se prepare para a entrevista. Estude sobre a história da empresa, seus valores, a cultura interna. Entender como aquele ambiente funciona te ajuda a criar perguntas que estão de acordo com aquilo que é esperado de você.
Fuja dos tópicos mais comuns. Claro, questões sobre atribuições do cargo, rotina, benefícios e a visão estratégica da empresa são muito importantes e devem ser perguntadas caso realmente haja dúvida. No entanto, são comuns, genéricos. Procure fazer perguntas que realmente se destaquem que sejam fora do que é rotineiro para os entrevistadores, é dessa maneira que chamamos a atenção de quem passou a última semana escutando as mesmas coisas. Perguntas sobre a sua futura equipe de trabalho, por exemplo, são menos abordadas e podem fazer você se destacar.
Por fim, procure se aprofundar em assuntos que já foram oferecidos a você. Se durante a entrevista reversa você perceber que o recrutador foi raso em alguma resposta que você questionou procure retomar ao ponto, dessa maneira você demonstra que estava prestando atenção e está interessado na dinâmica, além de ser um gancho fácil para continuar.
Dê um contexto sobre as perguntas que você faz possibilitando ao recrutador entender quais são as suas intenções com ela e qual é a sua linha de raciocínio no momento. O mais importante nesse momento é ser simpático, receptivo e se demonstrar engajado mesmo se não estiver interessado no assunto.
Referências
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