A organização é um aspecto fundamental em diversas esferas da vida, seja pessoal, profissional ou acadêmica. Ela permite que as tarefas sejam realizadas de forma mais eficiente, otimizando o tempo e os recursos disponíveis. Com um plano claro e um ambiente organizado, é mais fácil evitar distrações e focar nas prioridades. Além disso, um ambiente desorganizado pode aumentar o estresse e a ansiedade. Quando tudo está no lugar certo e há um plano de ação definido, há menos preocupações com imprevistos e mais controle sobre as atividades diárias. A organização facilita o acesso rápido e fácil às informações necessárias, permitindo uma tomada de decisão mais informada e precisa. Com dados organizados, é possível analisar melhor as opções e escolher a melhor estratégia. Ademais, metas bem definidas e um plano de ação organizado são cruciais para alcançar objetivos. A organização ajuda a definir etapas claras e mensuráveis, monitorando o progresso e fazendo ajustes quando necessário. Logo, Uma vida organizada proporciona mais tempo livre para atividades de lazer e descanso.
No ambiente de trabalho, a organização é uma competência valorizada. Profissionais organizados são vistos como confiáveis e competentes, o que pode abrir portas para novas oportunidades e progressão na carreira. Com isso em mente, aqui estão 3 aplicativos úteis no momento de se organizar individualmente e em equipe:
1- Google Agenda: é um serviço de agenda e calendário online oferecido gratuitamente e é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.
2- Slack: é uma plataforma de comunicação comercial em que pessoas e grupos podem se comunicar e compartilhar tarefas e arquivos.
3- Trello: é a ferramenta visual que possibilita ao time o gerenciamento de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas. Sendo possível adicionar arquivos, checklists, etc.
Comentários