15 de fevereiro de 2024

Como selecionar o melhor candidato para uma vaga?

Para que o resultado de um processo seletivo seja realmente eficiente, é necessário entender quais são as etapas fundamentais. Nesse sentido, contratar uma empresa especializada em […]
29 de fevereiro de 2024

Assédio moral no trabalho

  O assédio moral no ambiente de trabalho é identificado pela repetição de situações que expõem o funcionário a circunstâncias constrangedoras, humilhantes e ofensivas à sua […]
24 de fevereiro de 2024

Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino

No dia 24 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional da conquista do voto feminino no Brasil, data em que foi aprovado o Decreto nº 21.076, que […]
23 de fevereiro de 2024

Como aplicar ESG na sua empresa

ESG é uma abreviação, em inglês, que se refere a questões ambientais, sociais e de governança, e representa as práticas de uma organização nessas áreas. O […]
8 de fevereiro de 2024

Você sabe como funciona um processo seletivo?

Um recrutamento e seleção bem estruturados podem assegurar maior precisão, contratações alinhadas e uma diminuição nos custos relacionados à rotatividade de funcionários. A precisão desempenha um […]
3 de fevereiro de 2024

Como evitar mal entendidos no ambiente de trabalho

A comunicação no ambiente de trabalho é a espinha dorsal que sustenta o sucesso de equipes e projetos. No entanto, mal entendidos podem surgir, muitas vezes, […]
25 de janeiro de 2024

A Importância do Endomarketing Organizacional

As empresas buscam aprimorar sua cultura organizacional, engajar seus funcionários e fomentar um ambiente de trabalho saudável e produtivo por meio do endomarketing, também conhecido como […]
19 de janeiro de 2024

Benefícios da Análise e Descrição de Cargos

Já ouviu falar em análise e descrição de cargos? Parece uma só forma de compreender e definir as atividades de determinada função, mas cada atributo compõe […]
28 de dezembro de 2023

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Se você foi selecionado para uma entrevista, é sinal de que está trilhando em um bom caminho, pois o recrutador aprovou seu currículo. A fase mais […]
14 de dezembro de 2023

Fit cultural: saiba o que é e quais os benefícios em aplicar na sua empresa

O que é Fit Cultural? É a capacidade de um candidato se encaixar bem na empresa, ou seja, de compartilhar os mesmos valores, crenças, atitudes, postura, […]

Você sabe trabalhar em equipe?

Boa convivência no trabalho e na vida
Olá! No post do blog de hoje, o assunto pode parecer repetitivo, mas é muito importante: as nossas relações com quem trabalhamos podem afetar e muito nosso bem-estar. Vamos dar uma olhadinha em como podemos melhorar?

Relações profissionais
Experiências péssimas relacionadas a trabalhos em equipe infelizmente são comuns. Mas, na realidade, todes nós, até aqueles que preferem trabalhar sozinhos, precisarão trabalhar com outras pessoas eventualmente. O trabalho em equipe é essencial nos ambientes acadêmicos e de trabalho, faze parte do dia-a-dia! Então, hoje trazemos algumas dicas para contornar situações desagradáveis com os colegas, para se enturmar melhor e também respeitar os limites de trabalho na vida virtual.

Dicas para uma boa convivência
Como todos os espaços que ocupamos, o ambiente de trabalho também tem suas normas básicas de convivência. Estas são muito importantes para a manutenção de um ambiente harmonioso e saudável. Um exemplo disso é o respeito aos horários e finais de semana dos colaboradores, evitando mandar mensagens e e-mails tarde da noite ou em finais de semana, pois isso pode gerar ansiedade e atrapalhar o descanso de todes.

1- Respeito a todas as pessoas
Não importa seu cargo hierárquico dentro da empresa, é essencial manter um tratamento respeitoso sempre! E ainda que pareça óbvio, é importante destacar: respeite a todes e à diversidade.

2- Resolva conflitos diretamente com es envolvides
Busque sempre dialogar e resolver conflitos diretamente com as pessoas envolvidas ou, quando isso não for possível, com a ajuda da mediação de gestores de pessoas ou recursos humanos, evitando criar intrigas ou mal entendidos.

3- Cuidado com brincadeiras ou piadas
Se você não tem intimidade com alguém ou não conhece os limites do outro, evite brincadeiras ou piadas que podem causar desconforto. Além disso, ainda que tenha intimidade, é sempre bom entender os limites do espaço da empresa e manter-se neles.

4- Saiba dar e receber feedbacks
Entenda que críticas de feedbacks sobre seu trabalho são essenciais para o seu crescimento, bem como é muito importante saber dar feedbacks construtivos aos seus colegas. Para isso, busque sempre reforçar os pontos positivos que devem ser repetidos em outros trabalhos e pontuar os negativos de maneira respeitosa, argumentando e explicando o motivo para o feedback, além de dar dicas ou sugestões quando possível.

5- Peça ajuda e ofereça ajuda
Todes estamos aqui para aprender e crescer, cada um no seu ritmo. Ajude sempre que possível, pois em um trabalho em equipe o crescimento de um é o crescimento de todes. E o mesmo vale no quesito “pedir ajuda”. É certo que aprendemos com os erros, mas muitas vezes podemos evitá-los simplesmente pedindo um auxílio quando não sabemos ou temos certeza de algo.

6- Mantenha uma boa organização e comunicação
Somos uma empresa que desenvolve projetos em equipe e buscamos sempre a transparência. Informe a seus companheiros de trabalho sobre o que está sendo feito e se atenha a organização (por exemplo: do drive, ou planilhas de trabalho), também é importante comunicar-se de maneira clara e direta para evitar problemas causados por falhas na comunicação.

——————————————————————————————————————————

Agora ficou mais fácil saber como melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais agradável para todes. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a construir um ambiente de trabalho ainda melhor!
Obrigade por ler até aqui!

Referências:

https://descomplica.com.br/tudo-sobre-carreiras/convivencia-no-trabalho/