Para o bom funcionamento de uma empresa, é essencial que haja uma cultura de feedback, isto é, o hábito de dar um retorno ao funcionário sobre o seu trabalho, realizando observações positivas ou críticas construtivas. Essa comunicação faz com que o trabalhador tenha uma noção do impacto de seu serviço, além de informá-lo se está seguindo a direção certa e, caso não esteja, abrir a oportunidade de pensar em soluções e traçar metas para conseguir o resultado esperado.
Normalmente, quando se há uma cultura de feedback na empresa, a dificuldade não é em dar o feedback positivo, ou seja, elogiar o desempenho do funcionário, mas sim em dar o feedback construtivo. Encontrar um modo de fazer críticas sem ofender e desmotivar o destinatário não é fácil. Por essa razão, neste artigo, ilustraremos 6 passos básicos para realizar um bom feedback construtivo, de modo que o funcionário não se sinta atacado e tenha motivação para melhorar o seu desempenho.
É de extrema importância que, no momento do feedback, você saiba exatamente quais questões vai abordar e o que vai argumentar. Prepare-se antecipadamente, pense antes no diálogo para que, no momento da conversa, tudo fique claro e você não se sinta perdido caso surjam objeções.
Escolha o momento ideal para dar o feedback: quando a pessoa se encontra sozinha, não tão atarefada e com um bom humor pode ser uma oportunidade interessante para falar. Contudo, caso o momento perfeito não chegue, não espere muito, pois as críticas podem perder o sentido depois de muito tempo, uma vez que a pessoa pode não lembrar o que aconteceu em determinada semana para o seu desempenho ter caído.
No momento da conversa, é importante não focar apenas nas críticas para que o funcionário não pense que a visão que a empresa possui sobre ele é apenas negativa. É importante que ele perceba que também é valorizado, pois isso evitará que fique desmotivado com o trabalho após a crítica. Cite, então, pontos positivos sobre o trabalho que ele vem desenvolvendo para reiterar a ideia de que o feedback é algo pontual e que merece mudança.
Ao realizar a crítica, não simplesmente diga, por exemplo, “você não é proativo”. Cite exemplos concretos que exemplifiquem a sua falta de proatividade e, de preferência, diga quando essas situações ocorreram. Isso fará com que o funcionário consiga identificar o seu comportamento e compreender a crítica, tornando até mais fácil encontrar o porquê da situação.
Durante o diálogo, é importante sempre perguntar se a pessoa está entendendo o motivo da crítica e se concorda com ela, com o intuito de não haver nenhuma falha na comunicação e mal entendimentos. Para melhorar, é importante que a pessoa, antes de tudo, internalize e compreenda a crítica.
Para que o feedback construtivo não seja apenas uma crítica solta, é interessante que seja traçado sempre, ao final, um plano de ação. Juntamente com o seu funcionário, você pensará em soluções para o problema com um esquema de metas a serem seguidas, a fim de que ele saia da conversa com uma direção a ser seguida. Desse modo, consegue, mais facilmente e mais rapidamente, melhorar o seu desempenho.
Utilizando esses 6 passos básicos, o feedback construtivo repercutirá positivamente na sua empresa, uma vez que motivará os funcionários a melhorarem o seu desempenho, já obtendo uma direção a ser seguida.
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