No dia a dia de uma empresa existem naturalmente integrações entre pessoas, a construção de relações, conversas e papos casuais. Entretanto dentro de uma realidade de isolamento social, essas relações ocorrem de maneira menor e acabam por se restringir muito a assuntos do trabalho.
Sabemos que a fluidez de uma conversa pessoalmente é incomparável a uma reunião online e mensagens e que muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis nessa adaptação, e, por isso, uma reunião online pode se tornar menos fluidas e contar com menos participações ativas nas discussões. É necessário um esforço de adaptação dos membros a essa realidade e tornar a tecnologia como aliada nesse processo.
Além disso, é importante que as relações não se restrinjam a pauta e que seja construída uma cultura de cuidado com o outro nesse momento delicado.
Uma boa relação entre membros é um dos fatores mais importantes para uma equipe motivada e unida para um mesmo propósito. Pode ser interessante marcar momentos de integração entre os membros, podendo variar entre jogar algum jogo online em grupo, assistir um filme no Netflix Party e discutir sobre ele, ou até mesmo criar um grupo de bate-papo mais casual.
Não há como motivar um funcionário em um ambiente que não seja agradável: Principalmente durante esse período é necessário realizar um trabalho para compreender as questões que aparecem na relação entre os membros com o trabalho e entre si. Pode ser interessante rodar uma Pesquisa de Clima Organizacional para entender um pouco a visão dos membros sobre as condições e relações do trabalho e avaliar quais são as questões que mais aparecem no questionário para traçar soluções.
É uma tarefa difícil motivar um membro que não entende bem o que faz ou que se sente inseguro ao realizar suas tarefas, logo, uma forma interessante de motivar os membros é capacitá-los. Pode ser interessante descobrir temática que os membros possuem interesse e trazer capacitações acerca do tema para os membros. Ser uma empresa que mostra se importar em agregar conhecimento em seus membros pode se tornar um fator que os faça se sentirem motivados a trabalhar nessa empresa e participar dela.
É notável que não existe uma receita de bolo de como motivar os membros levando em consideração que cada empresa tem uma cultura, um dia a dia e relações diferentes. É necessário testar diversas formas e a participação dos membros se torna extremamente importante nesse processo, é de suma importância conversar em conjunto para entender as questões que aparecem para assim solucioná-las.
Considerando o momento que vivemos, alcançar as metas pode se tornar algo mais difícil e distante para muitas empresas. Essa perspectiva negativa pode acarretar numa desmotivação geral dos membros de que seu trabalho não gerará frutos, por exemplo. De forma geral, as empresas têm se adaptado de formas diferentes a essa nova realidade: é um processo que requer muita criatividade, esforço e versatilidade. A significância da potência desse processo não pode ser apagada e sim comemorada a cada pequeno resultado que gera.
Pode ser interessante a criação de metas menores conforme esse processo de adaptação e reinvenção se sucede. Dividir e comemorar esses pequenos resultados com os membros é uma forma de tornar mais visível que o esse trabalho está sendo reconhecido de alguma forma.
Comentários