A área de Recursos Humanos é muito importande dentro das empresas, principalmente as de maior porte, pois é quem irá lidar com as questões mais internas que refletirão nos resultados de uma determinada empresa. A humanização nesse processo traz a perspectiva de olhar o sujeito a partir da sensibilidade que um ser humano exige.
Um RH humanizado consegue olhar para os funcionários para além da produtividade propriamente dita. Isso quer dizer que existe sempre um cuidado de entender o sujeito como uma pessoa com singularidades e vida própria. Assim, um RH humanizado busca interferir de modo que haja uma relação interpessoal agradável dentro das empresas, pautada na comunicação e na escuta dos diferentes envolvidos, no reconhecimento do papel da equipe, na integração entre elas, em criar um ambiente de trabalho acolhedor, respeitoso e de empatia. Nesse sentido, o bem-estar de todos os colaboradores é algo primordial a ser cuidado. Olha-se para o profissional da empresa de maneira mais ampla, demonstrando que a opinião dele próprio importa, dando valor ao seu trabalho, a sua criatividade, dando a ele uma certa autonomia possível. Entende-se a importância de pensar com o trabalhador em vez de apenas pensar para ele.
Existem estudos que comprovam benefícios de se ter um RH humanizado, dentre eles um feito pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade Federal de São Paulo. Nessa pesquisa, mostram que com um RH humanizado há o aumento da produtividade e o seu consequente lucro, uma vez que os colaboradores se sentem mais motivados dentro de um clima organizacional favorável, que inclui o lado do trabalhador e pensa em oferecer condições de trabalho humanizadas.
Diante disso tudo, é importante dizer que a Psicologia traz essa humanização dos processos e a Insight é formada por estudantes desse curso, sendo um de nossos diferenciais. Se interessou? Vem dar uma olhada em nossos serviços.
Referências:
https://eesc.usp.br/noticias/releases_s.php?guid=10050&termid=releases
Comentários