Inteligência emocional é um assunto que tem sido cada vez mais comentado na atualidade e cuidar da saúde emocional se faz importante, sobretudo no ambiente de trabalho. Os dias agitados fazem com que muitas pessoas priorizem as tarefas e obrigações da empresa, esquecendo de também aproveitar os momentos de lazer.
Nesse cenário, muitas pessoas tendem a entrar em colapso e transformar o ambiente de trabalho tortura em tortura e sofrimento. Prejudicando assim, não apenas a produtividade da empresa, como também a sua própria saúde mental, desenvolvendo problemas como ansiedade e depressão. Por isso, entender as próprias emoções e como lidar com elas é um passo fundamental para lidar com o cotidiano corporativo.
Afinal, o que é Inteligência emocional?
Inteligência emocional é um conceito que se refere à capacidade de um indivíduo de gerenciar suas próprias emoções, de forma que elas sejam expressas de maneira apropriada e eficaz. Nesse sentido, como qualquer outra habilidade, ela pode ser estimulada e desenvolvida ao longo da vida. Alguns tipos de inteligência emocional seriam, então, a capacidade de autorregulação, a empatia, a motivação, as habilidades sociais e o autoconhecimento. É importante frisar que não se trata de reprimir as emoções, mas de aprender a lidar com elas de maneira eficaz e assertiva.
Qual a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho?
A inteligência emocional é fundamental tanto para o bem estar dos trabalhadores, quanto para a produtividade e para o sucesso da organização. Ao desenvolver essa habilidade, é possível melhorar a gestão do estresse, por exemplo. Nem tudo está sob o nosso controle no dia a dia, mas ao desenvolver a inteligência emocional, é possível identificar sensações e respostas emocionais que alguns sentimentos causam no nosso corpo e, a partir de então, desenvolver estratégias mais eficazes para ter um dia a dia mais leve e preservar as relações no ambiente de trabalho.
Outro benefício da gestão das emoções é a capacidade de estabelecer relacionamentos melhores dentro da empresa, através do desenvolvimento de habilidades como a empatia e o respeito, gerando um ambiente de trabalho mais colaborativo e acolhedor. A tomada de decisões também é beneficiada, uma vez que o ato de aprender a avaliar e lidar melhor com os sentimentos e emoções ajuda a tomar decisões mais ponderadas e racionais.
Por fim, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ajudar também no que tange à produtividade e à motivação, pois ao se sentir bem emocionalmente, as pessoas mostram-se mais produtivas e motivadas a atingir as metas.
Como o RH pode ajudar a desenvolver essa habilidade na empresa?
Dessa forma, cabe ao RH apostar no desenvolvimento da Inteligência emocional como uma forma de manejar o estresse e manter um bom clima organizacional dentro da empresa. Para isso, algumas estratégias podem ser tomadas:
1- Oferecer treinamento e desenvolvimento sobre o assunto;
2- Criar um ambiente de trabalho positivo e de apoio;
3- Promover a diversidade e a inclusão;
4- Oferecer feedbacks regulares aos colaboradores;
5- Praticar mais a comunicação interna;
6- Oferecer benefícios corporativos que promovam o bem estar geral.
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