Vamos de mais um post e dessa vez com um tema bem relevante quando falamos sobre a entrada no mercado de trabalho: o paradoxo da experiência. Isso costuma acontecer quando a gente cai naquele looping de procurar o nosso primeiro emprego para ser introduzido nesse meio, e todos as vagas pedem uma experiência prévia. Como eu vou ter a minha primeira experiência? Esse questionamento costuma aparecer e muitas vezes frustrar as nossas expectativas. Hoje vamos debater um pouco sobre esse paradoxo e dar algumas dicas para você se destacar entre os recrutadores sem nunca ter tido uma experiência prévia. Além disso, é importante deixarmos uma reflexão do nosso lugar enquanto recrutadores: o quanto o nosso olhar já está moldado para procurar candidatos experientes? E quantas oportunidades negamos à pessoas incríveis por conta disso?
DICAS IMPORTANTES
Sabemos o quão relevante é para as empresas contratarem pessoas que já possuam experiência na área. No geral, acreditam que isso poupa tempo e riscos de uma escolha “errada”. O que resta então para aqueles que ainda não estão no mercado? Então, vamos te passar algumas dicas!!
A primeira é colocar em destaque as suas experiências pessoais e coletivas, como trabalhos voluntários. Acredito que grande parte de vocês já tenha vivido algo nesse sentido, não é mesmo? Caso não, a hora é agora! O trabalho voluntário é muito bem visto no mercado, pois além de se mostrar uma pessoa que se preocupa com causas sociais, você demonstra que possui desenvoltura para atuar e pensar coletivamente.
Uma outra dica muito importante é aproveitar o tempo “livre” para investir na sua qualificação pessoal/profissional. Por vezes pensamos que a empresa só irá valorizar os cursos que carregam o nome de uma grande instituição. Por um lado isso pode ser verdade, mas buscar qualificar-se de forma autônoma demonstra o seu interesse pelo aprendizado. Por isso, invista em cursos online gratuitos. Faça em uma e outra plataforma.
E VAMOS DE MAIS DICAS…
É muito importante que sejamos as pessoas que gostaríamos de contratar. Avalie como você é hoje: se você fosse um empreendedor, confiaria serviços a alguém como você? Como anda sua dedicação? Muitas empresas procuram dedicação acima de qualquer experiência. É óbvio que um currículo robusto é o sonho de consumo de muita gente, mas de nada vale se a pessoa não tiver garra na função que for exercer. Você deve demonstrar que está de fato disponível para trabalhar com empenho – e não apenas para fazer contatos, aproveitar o happy hour ou conhecer gente. Mas essas dicas só serão valiosas se você encontrar uma empresa que valorize suas competências. Cada vez mais as pessoas estão sendo contratadas com base em soft skills, e não mais apenas pelas experiências adquiridas. Uma dica é começar começar fazendo um currículo por competências.
“Mas como assim competências? Como e em que mundo encontro empresas que procurem competências e não necessariamente experiência?” A resposta é simples: prestando atenção no anúncio da vaga! Ele já dá um bom indício do que a empresa valoriza. Além disso, tente conversar com o time de RH sempre que possível e tire suas dúvidas!
INDICAÇÕES E REFERÊNCIAS
experiencia/
Comentários