A cultura organizacional de empresa corresponde às políticas, aos comportamentos e às práticas que conduzem os negócios, orientam as ações e moldam a identidade da organização. Portanto, é estabelecida a partir da definição dos valores da empresa e da materialização destes por meio de tradições e atividades.
Além de ser imprescindível para garantir o alinhamento entre as práticas e os valores, a cultura organizacional tem um impacto direto na motivação e no engajamento dos funcionários, pois influencia as interações, as atividades e as decisões de cada colaborador.
Se não for atenta para a valorização e o reconhecimento profissional, pode gerar insatisfação com o trabalho, desmotivar os funcionários e comprometer a execução das tarefas. Além disso, se não promover a colaboração e o crescimento pessoal, pode prejudicar a produtividade e o desempenho dos colaboradores. E, se não possibilitar oportunidades de aprendizado, vai parecer que a empresa não se preocupa com o desenvolvimento profissional dos funcionários.
Por outro lado, se a cultura organizacional da empresa não promover uma vida profissional equilibrada e não oferecer apoio emocional aos funcionários, podem ocorrer muitos casos de adoecimento psíquico (como estresse e Síndrome de Burnout, por exemplo). Ademais, se a empresa não adota uma política de inclusão e acolhimento, os colaboradores não vão se sentir valorizados e pertencentes à organização.
Dessa forma, além de a cultura organizacional impactar diretamente no engajamento, na motivação, na produtividade e no bem-estar dos colaboradores, ela molda as relações interpessoais no trabalho e a percepção dos funcionários em relação à empresa.
Assim, uma cultura organizacional forte e saudável é essencial para que a empresa retenha seus talentos, agilize seus processos, tenha um ambiente de trabalho mais agradável e alcance seus objetivos, mantendo seus clientes satisfeitos.
Para isso, elaboramos uma lista com elementos fundamentais para se construir uma boa cultura organizacional:
Se atentando para esses fatores continuamente, a empresa pode construir um ambiente de trabalho mais positivo e mais propício para a execução das metas.
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