Você já ouviu falar em “Clima organizacional”? Esse termo é utilizado para se referir à percepção coletiva dos funcionários sobre o ambiente de trabalho dentro de uma empresa. Naturalmente, pode-se imaginar que sua qualidade é muito guiada pela cultura organizacional e postura dos membros da empresa, principalmente das lideranças.
Para entendermos melhor, imagine um jardim bem bonito. Sua beleza será determinada por diversos fatores, como a qualidade de seu solo, sua disponibilidade/oferta de água, a incidência da luz do sol, sua temperatura, a presença de pragas ou doenças…Todas as características atuarão em conjunto para a saúde e o florescimento desse jardim.
O mesmo acontece com uma empresa.
Para considerarmos um clima organizacional de uma empresa como bom, devemos observar fatores como:
E por que uma empresa deve sempre almejar um clima organizacional bom?
Porque ele é o principal responsável pelo engajamento positivo dos funcionários com suas funções. Quando os trabalhadores se sentem valorizados, com propósito e com sensação de bem-estar dentro de suas vidas corporativas, o esperado é que seus índices de desempenho também cresçam. Além disso, um bom clima organizacional é o resultado esperado em uma empresa comprometida com seus valores e ideais, o que também serve como indicativo de uma implementação efetiva de sua cultura organizacional. Garantindo um clima organizacional satisfatório, impede possíveis problemas corporativos como a alta taxa de rotatividade, que gera um gasto excessivo e instabilidade, baixa produtividade, conflitos entre os membros da equipe, entre outros fatores que devem ser evitados ao máximo.
Como saber qual é o clima organizacional de uma empresa?
A própria empresa pode buscar averiguar essa informação através de questionários que contemplem os fatores descritos acima, além de uma cultura de feedbacks honestos. A pesquisa do clima é, de modo geral, um monitoramento do ambiente de trabalho para determinar quais medidas devem ser tomadas. É importante ressaltar que para um clima organizacional ser bom ele não deve apenas não ser ruim, tendo em vista que ele também pode ser neutro ou mediano, que é quando os funcionários se encontram acomodados dentro da empresa de forma que não existem sentimentos positivos sendo nutridos com relação à sua função, seus colegas, seus gestores ou a empresa como um todo. Assim, isso acaba também produzindo resultados mais “mornos”. Ao longo do tempo, isso pode acabar gerando impactos negativos no clima organizacional também.
E como realizar a pesquisa de clima organizacional?
O RH da corporação define como, por quanto tempo, quando e por quem a pesquisa será aplicada. É fundamental que se comunique aos colaboradores da pesquisa que a avaliação é sobre o conceito de clima organizacional, e não um aspecto individual. É aconselhável fazer o questionário de modo anônimo e voluntário. A pesquisa deve incluir os fatores listados acima. Após a aplicação, será feita a análise dos resultados e a divulgação dos mesmos. A partir dos resultados, é importante definir prioridades com prazos a fim de melhorar o cenário da empresa.
Diante do exposto, é notório a relevância de estabelecer um bom clima organizacional dentro da sua empresa, para que nenhum cargo esteja sobrecarregado e sob condições de estresse e ansiedade, que podem desencadear um possível Burnout (o Burnout é um distúrbio emocional que também já tratamos no blog). Certamente, através do manejo positivo do clima organizacional, se obterão resultados que beneficiarão a todos os envolvidos.
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