Atrair, selecionar e reter os melhores talentos dentro da sua empresa é um desafio para qualquer gestor. A competitividade e a alta demanda do mercado exige um movimento para que os profissionais se qualifiquem cada vez mais, o que também gera uma corrida para aqueles que caçam talentos, garantir a contratação das melhores pessoas para atuar em sua empresa.
Atingir esses objetivos, é difícil, mas mais ainda, é manter um grande nível de produtividade e colaboradores engajados. Mas como transformar sua empresa na organização em que todos querem entrar e nenhum colaborador deseja sair? A solução pode estar no que é chamado de employer branding.
Em uma tradução literal, seria ‘’marca empregadora’. Pode-se dizer que se trata da sua reputação como empregador, como sua empresa seleciona e retém profissionais. No geral, o employer branding é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.
Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando o employer branding como forma de manter os melhores colaboradores, crescer e se tornar destaque entre os concorrentes. Quando bem executado, tanto futuros colaboradores quanto outras empresas concorrentes veem a empresa como uma ótima opção de projeto de carreira. Assim, candidatos talentosos disputam as vagas disponíveis e os atuais funcionários se empenham ao máximo para permanecerem no time, construindo equipes de alta performance.
Alguns dos benefícios desta prática são: o fortalecimento da imagem da empresa; maior engajamento dos colaborares; redução de turnover; redução de custos com recrutamento; recrutamento mais assertivo e ágil; atração dos melhores candidatos.
Beleza! Agora, como se faz implementar um employer branding de sucesso na sua empresa?
1 – Definição de objetivo:
Um projeto de employer branding de sucesso leva tempo para ser consolidado. Por isso, a melhor estratégia para começar é definir seus objetivos com tal método. Defina o time que vai atuar no projeto, realize uma análise interna e externa do mercado, planeje a estratégia que será utilizada, os métodos dos processos de seleção. E não menos importante, defina indicadores que possam acompanhar a eficiência e a eficácia de todo o processo.
2 – Saiba o perfil do colaborador desejado:
Considerando as necessidades da empresa e a realidade do mercado, identifique o perfil desejado para os cargos a serem preenchidos e como fazer com que eles se elevem a um patamar de excelência. Para deixar seu processo seletivo ainda mais assertivo, é fundamental que a empresa procure entender quais são as competências mais importantes e que contribuem para fomentar todas essas características.
3 – Defina o diferencial do seu negócio:
O que torna a sua empresa a melhor opção para os profissionais do mercado? O que a diferencia da concorrência? Quais são os benefícios que ela pode proporcionar? Como ela pode agregar valor ao público-alvo?
Todas essas questões devem estar muito claras e precisam ser definidas de forma estratégica. Após já o perfil desejado definido, é preciso entender o que esse perfil busca, quais suas ambições, onde ele está inserido, qual a média salarial deste perfil, etc.
Por exemplo, se a média salarial de um profissional da área da engenharia é 7.000,00 e sua empresa paga a média ou menos, ela não se torna um diferencial.
Um bom ponto de partida é analisar a lista das respostas dos atuais colaboradores que já se enquadram nesse perfil. Para atraí-los e retê-los, a organização precisa oferecer o que eles desejam quando procuram uma colocação no mercado.
De acordo com o perfil, as respostas podem ser bem menos óbvias. Se a sua empresa quer renovar a gestão e identificou que seu grupo alvo pertence à geração Y, por exemplo, salários e cargos já não são os principais diferenciais.
Os profissionais procuram empresas nas quais se sentem engajados com seus valores, mas que também atendam suas necessidades profissionais. Caso o contrário, não hesitarão em mudar para uma empresa que possa garantir isso.
4 – Use o marketing a seu favor:
Indicamos que sua empresa use os canais de comunicação, como as redes sociais, para divulgar ações de integração entre a equipe, treinamentos, conquistas individuais, entre outras. Utilize as ferramentas da internet como forma de transmitir a realidade da cultura organizacional da empresa.
Algumas empresas que possuem alto Employment Value Proposition (EVP), são grandes marcas que além de revelarem a diferença de um colaborador de suas empresa para as outras, elas propagam a percepção através de seus próprios funcionários e meios de comunicação, o quão benéfico é trabalhar naquela organização. Alguns exemplos são: Netflix, Google, Netshoes…
Por fim, se diferenciar no mercado, e ter profissionais de elite é um objetivo bastante ambicioso, mas que irá reinventar o significado de trabalho para sua empresa. Consequentemente, os resultados desta estratégia vão surgir ao longo do tempo e cases de sucesso irão compor a cultura organizacional da empresa, de forma natural e estratégica.
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