Uma boa convivência no ambiente de trabalho é o fator central de um bom clima organizacional. É ela que faz com que uma equipe se dê bem e desenvolva boas relações interpessoais, mesmo não tendo relações de amizade. Pode ser um desafio e tanto fazer com que um time tenha harmonia, principalmente com os possíveis fatores estressantes dentro de uma empresa. Mas, não existem regras a serem seguidas para isso – além do bom senso e da ética – na verdade, é ideal que os colegas de trabalho estabeleçam suas próprias regras de acordo com o que faz sentido para eles.
Entretanto, existem alguns passos para melhorar a convivência no ambiente de trabalho que podem ser úteis para alcançar esse objetivo. Afinal de contas, fica muito mais fácil trabalhar quando tem aquele bate-papo na pausa pro café, não é mesmo? Mesmo não existindo uma receita, algumas ações costumam ser bastante apreciadas. Além disso, um bom profissional não é só aquele de alta performance: as relações são importantes para uma carreira de sucesso. Do mesmo modo, uma equipe que convive bem está mais motivada para alcançar seus objetivos.
Primeiramente, a habilidade de dar e receber feedbacks é essencial. A partir dela não é possível somente resolver conflitos antes que eles se tornem algo insustentável, mas também possibilita um melhor e mais fácil desenvolvimento pessoal. Além disso, é chave para boa comunicação e assertividade.
Quando possível, adotar o princípio de horizontalidade pode ser importantíssimo para uma boa relação interpessoal no ambiente de trabalho. Então, além de respeitar todos independente de seu nível ou tempo na empresa – que é o mínimo necessário – ver todos os funcionários como peças essenciais numa engrenagem maior, que é a empresa, garante uma boa convivência e possibilita uma sintonia entre os membros dessa equipe que pode crescer em comunidade.
Essa visão comunitária dentro de uma organização também é útil no momento de pedir e oferecer ajuda: ver os membros como competidores pode ser muito prejudicial. Embora, infelizmente, algumas empresas incentivem essa sensação de competição, saber reconhecer o momento de pedir e oferecer ajuda e de demonstrar solidariedade com os ocasionais erros dos demais só traz benefícios ao clima organizacional.
Finalmente, o bom e velho bom senso não pode ficar de fora: ter cuidado com brincadeiras fora dos limites, manter uma boa higiene dos ambientes em comum, reduzir barulhos e distrações e respeitar as diferenças é essencial.
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