Dentro de uma empresa, o setor de Recursos Humanos, também conhecido como “RH”, é aquele que fica responsável pela gestão do conjunto de colaboradores em sua totalidade. Esse setor surge após a 1ª Revolução Industrial com objetivos outros, mas com o desenvolvimento das relações de trabalho passou a ter como meta o cuidado com as relações entre os funcionários das organizações para que se cultive um ambiente de trabalho agradável e satisfatório para todes, também servindo como um interlocutor entre os interesses da empresa e dos funcionários. Em vista disso, a presença de um departamento de Recursos Humanos é indispensável dentro das organizações nos dias atuais, tornando-se uma área muito promissora profissionalmente por conta dessa demanda. Contudo, você sabe a extensão do mercado de trabalho de Recursos Humanos e o que fazem os profissionais dessa área tão diversa?
Resumidamente, ao realizar a gestão das práticas relacionadas aos funcionários de uma empresa, o setor de Recursos Humanos fica responsável pela contratação, pelo desligamento, pela capacitação e pela coordenação dos cargos de tais funcionários, além de mediar possíveis conflitos entre colaboradores e gestores, tendo um papel estratégico na intermediação das relações. Entretanto, a área de Recursos Humanos é extremamente vasta, possuindo diversas subdivisões em que os profissionais se encarregam de diferentes tarefas e processos. Algumas delas são:
Recrutamento e seleção: É o setor responsável pela realização dos processos seletivos da empresa, desde a etapa de divulgação das vagas e triagem de currículos até a condução de entrevistas e seleção de candidatos.
Departamento pessoal: Anteriormente, era uma das únicas funções do RH de uma empresa. Com o tempo outras áreas passaram a se desenvolver, porém o Departamento Pessoal segue sendo de extrema importância, visto que é o setor responsável pelos processos burocráticos no que tange os colaboradores, como os pagamentos, as férias e os desligamentos da empresa.
Remuneração e benefícios: Setor que estabelece a atribuição de cada cargo e estabelece uma remuneração de acordo com as atividades realizadas, e também garante o recebimento de benefícios, como por exemplo os vales transporte e alimentação, de bônus e de programas de incentivo.
Treinamento e desenvolvimento: É o setor responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores. São os profissionais dessa área que fazem a análise do perfil dos funcionários e das urgências da empresa, promovendo capacitações e treinamentos para que todas as necessidades sejam atendidas.
Consultoria: A consultoria de Recursos Humanos é também uma área possível de atuação dentro do RH, em que se fornece um olhar externo, experiente e estratégico sobre os processos de gestão de pessoas da empresa. Assim, o consultor de Recursos Humanos presta suporte e oferece aconselhamentos dentro da área de RH para líderes e gestores de organizações.
Apesar de existirem divisões bem definidas dentro dos Recursos Humanos, como citado acima, a área do RH está em constante mudança e atualização, especialmente pensando nos avanços tecnológicos e transformações digitais que vêm sendo implementadas nas organizações; a partir disso, os profissionais de RH devem estar sempre atentos para as possibilidades de melhoria na experiência dos colaboradores diante dessas mudanças. Esse processo de constante reinvenção cria também um mercado de trabalho dinâmico e diversificado, que oferece uma ampla variedade de oportunidades para pessoas interessadas em se desenvolver dentro do ramo.
Comentários