O sucesso de qualquer empresa está intrinsecamente ligado ao engajamento dos seus funcionários. Colaboradores engajados são mais produtivos, criativos e dedicados, o que leva a um ambiente de trabalho mais saudável e resultados positivos para a organização como um todo. Mas afinal, o que é engajamento? Apesar de no senso comum o funcionário engajado ser aquele que trabalha mais horas e investe mais tempo na empresa, o engajamento vai para além disso: o funcionário engajado é aquele que compreende e se identifica com a missão e os valores da empresa e é comprometido com o desenvolvimento organizacional, fazendo suas tarefas pois entende a importância do seu papel e quer cooperar para o sucesso da organização. Contudo, o engajamento dos funcionários não necessariamente é espontâneo, e é necessário que a empresa adote estratégias para tornar os seus colaboradores mais engajados, investindo neles e valorizando-os para que esse retorno seja possível. A Insight Consultoria trouxe alguns pontos de relevância para se pensar ao buscar esse engajamento dos funcionários para crescer a sua empresa:
- O relacionamento com o(s) gestor(es): Uma boa relação com os chefes e gestores permite que os funcionários sejam mais engajados no trabalho, uma vez que se cria um ambiente mais confortável e acolhedor. É necessário que as lideranças de uma organização estejam conscientes do trabalho realizado pelos colaboradores e reconheçam seus esforços, motivando a equipe a continuar focada e engajada. Para isso, a cultura de feedback e a comunicação não-violenta e transparente dentro da empresa são essenciais para que a equipe e os gestores estejam alinhados e engajados.
- Oportunidades de crescimento e desenvolvimento na empresa: É essencial para o engajamento oferecer aos colaboradores oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa. Programas de treinamento e desenvolvimento, workshops, mentorias e criação de planos de carreira para os funcionários são excelentes maneiras de investir no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos de sua equipe. Funcionários que percebem chances de crescimento tendem a permanecer engajados e motivados.
- Condições de trabalho adequadas para todos: Como são as condições de trabalho e do ambiente da empresa? Um ambiente de trabalho com a cultura voltada para o bem-estar dos trabalhadores é fundamental para que eles possam se engajar verdadeiramente em suas funções. Esteja atento à saúde mental dos funcionários, se eles conseguem manter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a vida laboral e se eles se sentem contemplados pelas ações de diversidade e inclusão dentro da empresa.
- Reconhecimento do trabalho realizado: O reconhecimento do trabalho bem feito é uma poderosa ferramenta para aumentar o engajamento. É importante que as conquistas individuais e em equipe, sejam por meio de feedbacks, prêmios, bônus, promoções ou programas de gamificação, sejam valorizadas. Isso demonstra que o esforço dos colaboradores é notado e apreciado.
Manter os colaboradores engajados é um esforço contínuo e que envolve toda a empresa, mas os resultados valem a pena. Empresas com equipes engajadas prosperam em todos os aspectos, desde a produtividade até a satisfação do cliente. Lembre-se de que cada empresa é única, e você pode adaptar essas estratégias de acordo com a cultura e as necessidades específicas do seu negócio. A Insight Consultoria busca entender as necessidades e especificidades de cada cliente, e através dos nossos serviços a sua empresa pode ter funcionários mais engajados e proativos. Entre em contato conosco para saber mais sobre!
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