Cada vez mais no mercado de trabalho mostra-se importante ter boas capacidades de liderança, uma vez que bons líderes são capazes de direcionar equipes para o alcance das metas e objetivos, de forma a alcançar bons resultados e a inspirar e motivar os colaboradores liderados. Um líder é aquela pessoa que consegue tomar decisões de forma estratégica, inspirando a equipe e contribuindo para o clima organizacional nesse processo. Apesar da liderança ser uma característica natural para alguns, é responsabilidade das empresas que valorizam seu capital humano desenvolver a liderança de seus colaboradores, a fim de incentivar o crescimento profissional e o sucesso daqueles dispostos a ocupar cargos de liderança. O líder, entretanto, não é apenas aquele que ocupa uma posição de chefia, e nem todos os chefes e gestores possuem boas habilidades de liderança, apesar de ser uma característica essencial para uma gestão plena; o líder é a pessoa com capacidades de liderança bem desenvolvidas consegue delegar tarefas, mediar conflitos e estar sempre próximo do seu time sem ser autoritário nesse processo.
É fundamental destacar que nem todos os colaboradores irão corresponder ao perfil de liderança, por isso é importante a análise do perfil comportamental de todos através de dinâmicas e de atitudes e comportamentos adotados no dia a dia. A análise comportamental ajuda também a identificar profissionais com potencial e talento a ser desenvolvido em outros papéis e, assim, trabalhar com foco nas habilidades de cada um. A partir disso, tendo identificado os colaboradores com maior potencial de liderança, é possível montar um plano de desenvolvimento de líderes, pautado em alguns pontos como:
Na Insight Consultoria nós oferecemos o serviço de Treinamento & Desenvolvimento, que objetiva capacitar e aprimorar o desempenho dos colaboradores em relação a competências comportamentais e técnicas. Ao pensar no desenvolvimento de líderes preparados e nas habilidades, mostra-se muito importante o desenvolvimento também da inteligência emocional, da comunicação não-violenta e da capacidade de fornecer e receber feedbacks. Se você quer saber mais sobre esses treinamentos ou solicitá-los, clique aqui!
Comentários