As etapas do processo seletivo devem ser estruturadas de forma estratégica. Afinal, graças a isso, a equipe de RH tem a oportunidade de identificar com precisão se aqueles candidatos tem o fit cultural com a empresa e que melhor se enquadram no perfil das vagas oferecidas. No entanto, o problema que algumas equipes encontram está relacionado ao engajamentos dos candidatos durante essas fases.
Para que o RH consiga atender a essas expectativas, o processo seletivo deve agregar valor na experiência daqueles candidatos. Nesse sentido, a equipe deve manter uma comunicação próxima desde a primeira etapa do processo, além de criar um bom vínculo. Todas as etapas vivencias ali pelas pessoas que passarão pelo processo seletivo da empresa, serão de alguma forma, importantes para essas pessoas. Seja de uma forma positiva, agregadora ou de uma forma negativa. Dessa forma, os resultados do processo podem acabar não sendo apenas de contratações, mas de um contrato vitalício de fidelidade daquele candidato/funcionário em relação á imagem da sua empresa. Muito da estratégia e lucratividade de toda a organização pode estar envolvida nisso. Temos um post falando um pouco sobre employer branding, onde explicamos o impacto de realizarmos processos seletivos bem-sucedidos.
Mas, como fazer isso, na prática? Separamos três dicas que podem fazer toda a diferença em seu processo seletivo.
Planejar a vaga e todas as etapas do processo, é o primeiro passo para garantir que o candidato terá uma boa experiência com a sua empresa. Ter fases estruturadas, bem organizadas e dinâmicas, pode economizar tempo e investimento. Além disso, podem-se usar estratégias de engajamento durante a avaliação, deixando todo o processo mais leve. Por exemplo, fazer uma dinâmica com referências de cultura, música, dentre outros assuntos mais atuais. Isso envolve o candidato durante a realização daquela atividade, e o encanta, pois além de não se sentir em um processo avaliativo, acaba sentindo-se mais próximo daquela organização.
Também é necessário que a empresa priorize a comunicação frequente com o futuro colaborador. Seja transparente com o candidato: informa-lo de todas as etapas do processo seletivo; o que ele pode esperar; quem serão as pessoas que o avaliarão; quanto tempo irá durar; em que etapa ele está e quais serão as próximas; demonstram consideração. Uma boa opção, é disponibilizar um calendário para o candidato, informando todos os prazos para completar tarefas, comparecer em dinâmicas, e etc.
Por último, mas nem por isso menos importante, a etapa de feedback é um momento muito importante. Todo candidato aguarda ansiosamente o resultado de seu desempenho, e é de extrema consideração, que a empresa devolva o feedback para aquela pessoa que dedicou algum tempo para estar disponível e entregue ao processo seletivo. Portanto, o feedback construtivo ou positivo é extremamente essencial para que o candidato possua uma boa impressão da sua empresa.
Comentários