Criar uma cultura de feedback é extremamente importante dentro de uma empresa. Uma equipe que sabe se comunicar trás muitos benefícios para o ambiente de trabalho, como uma cultura de crescimento interno onde todos entendem a importância de uma comunicação simples e efetiva.
Primeiramente é necessário entender os tipos de feedback: positivo, negativo ou neutro. O feedback positivo é quando você quer elogiar o trabalho ou conduta de alguém. O negativo é quando você precisa fazer alguma crítica buscando ajustar algum aspecto negativo que está atrapalhando o andamento do trabalho. É importante entender que para um feedback ser passado da melhor maneira ele precisa ser sincero e as duas partes – a que dá e a que recebe – devem estar abertas a conversar sobre o assunto de maneira clara e pacífica.
Então, qual é a melhor maneira de efetuá-lo? Existem duas técnicas muito conhecidas que separamos para auxiliar vocês nesses momentos.
Essa técnica é a mais conhecida e bem simples, principalmente quando buscamos um feedback rápido e para pessoas que sabemos que estão abertas a recebê-lo. Vamos supor que você, em um cargo de chefia, tem um funcionário que é muito bom em suas tarefas, no entanto, chega todos os dias atrasado e isso perturba o ambiente de trabalho. Nessa técnica você primeiro elogiaria alguma conduta dele, depois falaria do atraso e mais uma vez um elogio para finalizar. Por exemplo, “Carlos, ótimo trabalho com os relatórios da semana passada, ficaram muito bons. Queria falar com você sobre os seus atrasos nas últimas semanas, esse tipo de conduta não é tolerada, precisamos que você comece a chegar na hora estipulada, ok? Mas muito obrigada por executar aquela demanda que eu pedi, foi de muita ajuda, continue assim”. Apesar de rápida e fácil a técnica do sanduíche tem um problema central, muitas vezes a demanda se perde em meio aos elogios, o que pode ser prejudicial no que se tange a uma comunicação assertiva. Por esse motivo, dentro da Insight, usamos a próxima técnica.
Esse método busca o fim de qualquer ruído de comunicação. Para isso possui três passos: exemplificação do problema, explicação do que ele causa e, por fim, um momento de conversa para que em conjunto as duas partes possam elaborar uma solução. Se utilizarmos o mesmo cenário do funcionário atrasado, o feedback seria assim: “Carlos, percebi que você tem chegado muito atrasado nas últimas semanas, o que causa a perturbação no trabalho das pessoas que chegaram no horário. Está tudo bem? De que maneira é possível ajustar a sua rotina para que isso pare de acontecer?” Dessa forma o problema fica no centro, uma vez que ele é a pauta que precisa ser resolvida, no entanto, as duas partes são convidadas para participar da resolução, o que também ajuda na união da equipe.
Esperamos que essas técnicas possam ajudar em uma comunicação mais fácil e efetiva dentro de qualquer contextos que forem usados, seja dentro do ambiente de trabalho, ou em ambientes de familiares e amigos. A aprender como dar um bom feedback é importante para todos e em todos os contextos.
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