A importância do sono
Mesmo que a gente não perceba, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos danificados, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Também é nesse momento que conseguimos repor nossas energias e regular o metabolismo, o que é essencial para manter o corpo saudável.
Além disso, dormir bem ajuda a garantir um bom funcionamento da mente, consolidar as memórias do dia e reduzir o estresse. Assim, quando dormimos o suficiente, nos sentimos melhor, tanto fisicamente quanto mentalmente!
Riscos à saúde quando não temos uma boa noite de sono
Dormir menos de 8 horas ou ter uma noite de sono ruim (com muitas interrupções, por exemplo) pode atrapalhar o funcionamento ideal do organismo. Isso porque, como vimos, o sono envolve a restauração de várias partes do corpo, e quando comprometemos esse momento de descanso, não temos tempo suficiente para recuperá-lo, levando à uma sobrecarga. Assim, há um desgaste das funções fisiológicas e uma alteração do sistema imunológico, o que pode acarretar problemas de saúde sérios no futuro.
Dormir mal também tem impacto no nosso bem-estar, já que não recuperamos a mente de forma plena. Isso prejudica nosso raciocínio, concentração, capacidade de foco, criatividade e humor, e causa um maior sentimento de estresse. Essas condições de privação de sono podem afetar a qualidade de vida em diversos aspectos, como a produtividade na empresa, na faculdade, e também no desgaste dos relacionamentos interpessoais.
Desenvolvendo uma boa rotina de sono
Um jeito de promover um sono melhor é manter uma rotina regular, o que envolve as atividades que realizamos até aproximadamente 30 minutos antes de dormir. Os médicos recomendam algumas dicas para isso, entre elas:
Pode ser qualquer coisa, desde tomar um bom banho até ler um livro ou meditar.
Atenção: não é recomendável usar o celular ou outras telas antes de deitar, pois a luz
emitida pelos aparelhos podem atrasar a chegada do sono.
Experimente a “técnica das três coisas boas”: antes de dormir, pense em três coisas positivas que aconteceram no seu dia, sejam elas quais forem. Especialistas afirmam que, assim, as pessoas têm menos probabilidade de ter pensamentos negativos e preocupantes ao adormecer; consequentemente, as chances de um sono de baixa qualidade diminuem. Como vimos, uma boa noite de sono é fundamental para garantir o bom funcionamento fisiológico e mental do nosso corpo, e nos ajuda a acordar com disposição para um novo dia cheio de tarefas!
Comentários