Pesquisar sobre gestão de tempo na internet significa, certamente, encontrar as palavras: “eficiência”, “produtividade” e “eficácia”. Embora populares, esses termos não comportam a complexidade da questão ao desconsiderar a singularidade dos indivíduos.
De acordo com o livro “Rápido e Devagar” de Daniel Kahneman, vencedor do Nobel, as decisões humanas são, majoritariamente, não racionais, ou seja, de acordo com experiências passadas e com nosso empirismo simplista, o que ele chamou de mente intuitiva.
“O maquinário criador de sentido do sistema 1 (mente intuitiva) faz com que vejamos o mundo como mais ordenado, simples, previsível e coerente do que na realidade é. A ilusão de que se compreende o passado alimenta a ilusão adicional de que se pode prever o futuro. Essas ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos se nos permitíssemos admitir as incertezas da existência. Todos temos necessidade da mensagem tranquilizadora de que ações têm consequências apropriadas, e de que o sucesso recompensa a sabedoria e a coragem.”
Utilizando sua teoria na gestão do tempo, observamos que não seria possível um gerenciamento preciso como um relógio suíço ou com a capacidade de um computador de última geração, uma vez que a mente humana não evoluiu para tal. A mente intuitiva está constantemente presente e nos serve muito bem nas atividades mais cotidianas, porém, para decisões mais racionais e organizadas precisamos pensar devagar.
Contrariando as fórmulas generalistas baseadas no senso comum, procure criar seus próprios objetivos, metas e prazos, de maneira realista e sincera consigo mesmo, evitando, assim, comparações e respeitando a sua individualidade. A partir desse planejamento intrapessoal, será mais fácil e recompensador o cumprimento das metas, além do aumento da autoestima e sensação de capacidade, o que lhe tornará mais produtivo. Esse processo é capaz de alavancar sua eficiência e eliminar possíveis bloqueios que aparecem ao tentar iniciar uma nova atividade. Ademais, serve como estratégia para que a conclusão de tarefas não se torne um estresse vinculado à sensação de incapacidade.
Comentários