O engajamento dos funcionários faz total diferença no rendimento deles dentro da empresa, uma vez que quanto mais engajados, mais sentem vontade de se manter na empresa e de oferecer um trabalho cada vez melhor. Apesar de estudos como o da Organização Gallup comprovarem essa relação entre maior engajamento e maior produtividade, muitas organizações falham em estabelecer isso. Por percebermos essa dificuldade, hoje traremos algumas ideias de como engajar os membros da sua organização.
A comunicação de forma clara, acompanhada de feedbacks, sobre o funcionamento da empresa e o exercício do trabalho do colaborador, faz total diferença, porque assim ele pode se sentir escutado e ter apoio para mudar no que for preciso, além de gerar confiança.
As oportunidades de desenvolvimento profissional são importantes para que ele se sinta mais valorizado e possa se desenvolver constantemente em sua área, aprimorando seu currículo e suas experiências, visto que estará sendo capacitado para realizar melhor suas funções. Isso pode acontecer por meio de treinamentos e capacitações, mentoria, dentre outros.
É impossível excluir o papel dos benefícios corporativos desse tema. Ter benefícios atrativos, como um bom plano de saúde (incluindo o acesso a terapia), de alimentação, de refeição, vale cultura, bolsa de estudos, etc, dão motivação e ajudam a reter os talentos dentro da empresa.
A flexibilidade do horário de trabalho também é um ponto muito positivo para que o funcionário consiga se organizar de modo a prestar o melhor serviço levando em consideração suas questões de vida primordiais.
Por fim, não pode faltar a realização de atividades de integração e socialização entre os membros, para que eles criem uma rede entre si e o ambiente de trabalho seja saudável e prazeroso, visto que terão maior conexão e isso poderá facilitar a comunicação interna.
Fonte sobre o nível de engajamento e a sua relação com a produtividade: https://www.gallup.com/pt-br/175820/crescimento-brasileiro-empurr%C3%A3ozinho.aspx
Comentários