É notório que pessoas de gerações diferentes possuem dificuldades de se relacionar, devido à divergência do processo histórico e do contexto sociocultural vivenciado por elas. Dessa forma, vale a pena o questionamento: até que ponto é justificável aceitar essa dificuldade? Bom, em sociedade as respostas renderiam muitas discussões filosóficas, mas quando se trata de uma empresa a resposta é simples: é necessário resolver e lidar com as adversidades entre gerações imediatamente.
Primeiramente, é preciso entender os problemas que a diferença geracional no ambiente laboral pode trazer. Assim, quando se trata de comportamentos, a geração X é símbolo de estabilidade emocional, enquanto a Y de impulsividade multidisciplinar. Além disso, é importante destacar a oposição entre eles nos quesitos comunicação e tecnologia.
Para exemplificar, é válida a citação do filme “O Estagiário”, pois ele retrata a contratação de um idoso aposentado para o cargo de estagiário de uma empresa liderada por jovens. Dessa maneira, a dificuldade começa já na contratação, porque a empresa não estava preparada sequer para fazer perguntas adequadas na entrevista de admissão. Em seguida, depois de mal alocado porque não sabiam que funções ele deveria desempenhar pela sua idade, o personagem enfrenta adversidades para se adaptar às tecnologias do estabelecimento e para se comunicar na mesma linguagem dos colegas.
Logo, é muito importante que haja esforço para entender as demandas de cada geração, para que se sintam acolhidas e confortáveis no ambiente de trabalho. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, a empresa deve procurar serviços que percebam e resolvam esses conflitos de gerações, como a Pesquisa de Clima Organizacional oferecida pela Insight.
A Pesquisa de Clima Organizacional funciona como um diagnóstico da empresa e da sua cultura, ela é feita a partir de uma pesquisa sobre a percepção de seus colaboradores. Essa ação melhora o ambiente corporativo, aumentando a motivação das pessoas e fundamentando planos de ação que resolvam os problemas existentes, como os conflitos vindos do encontro geracional.
Comentários