Aposto que você já ouviu falar sobre o dia internacional da mulher, recebeu um presente ou presenteou alguma das mulheres da sua vida, como namorada, esposa, mãe ou vó nesta data tão especial. No entanto, você sabe a história desta data? Por que o dia 8 de março? E qual a função social que ela exerce?
O dia 8 de março é uma data muito importante, pois é comemorado no mundo inteiro, o Dia Internacional da Mulher. Além da bela homenagem às mulheres, essa data possui a importante função social de trazer à memória e celebrar as conquistas das mulheres em direitos civis e nos diversos setores sociais ao longo da história. Dessa forma, ocorrem protestos e manifestações em diversos lugares do Brasil e do mundo neste dia, para relembrar a necessidade da luta diária por uma sociedade mais igualitária.
A história começou em 1908, em meio a um grande movimento operário que estava começando a ascender na época, em várias partes do mundo. Nesse mesmo ano, nos Estados Unidos, aconteceu uma grande movimentação que levou 15 mil mulheres para as ruas em busca de melhores condições de trabalho e direito igualitário ao voto. Essa ação veio a fomentar a criação do primeiro Dia Nacional das Mulheres, um ano depois, pelo Partido Socialista da América. No entanto, somente em 1910, a comemoração tornou-se internacional a partir de uma proposta criada por Clara Zetkin, uma importante ativista defensora dos direitos das mulheres. Clara apresentou essa proposta na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, que aconteceu em Copenhague, capital da Dinamarca.
Apesar da iniciativa ter sido bem sucedida e apoiada por diversos países ao redor do mundo, apenas alguns adotaram a data aos seus calendários em seu primeiro ano de comemoração, tal qual a Áustria, a Dinamarca, a Alemanha e a Suíça, em 1911. No entanto, ainda não existia uma data fixa para comemorar esse dia tão importante. Nesse sentido, em 1917, em meio à Revolução Russa e à Primeira Guerra Mundial, muitas mulheres russas foram às ruas lutar pelo fim da guerra e da fome que assolava o país. Esses protestos tiveram início no dia 23 de fevereiro, seguindo o calendário juliano, utilizado na época. Porém, após uma mudança no calendário russo, atualmente gregoriano, a data passou para o dia 8 de março. O Dia Internacional da Mulher tornou-se, então, uma data oficializada e comemorada de forma unânime, somente no ano de 1975, quando a ONU o adotou oficialmente em seu calendário.
Atualmente, esse dia é comemorado todos os anos, ao redor do mundo, como uma forma de relembrar a importância das mulheres para a sociedade, bem como a manutenção de seus direitos civis e o combate à desigualdade de gênero.
Comentários