Um bom clima organizacional é um fator fundamental para alcançar o sucesso numa organização. Pois, um ambiente harmônico inspira um trabalho em equipe mais coeso e eficiente, impactando assim, na produtividade da empresa.
Nem sempre é fácil manter um ambiente tranquilo e harmonioso, devido às diferenças que cada colaborador possui em sua singularidade, que pode acarretar em conflitos no dia a dia. No entanto, um ambiente acolhedor e livre de conflitos é importante não somente para a manutenção da produtividade e do engajamento entre os colaboradores, como também para reduzir as taxas de rotatividade das empresas. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar a manter um bom clima organizacional na sua empresa:
1- Defina os valores da sua empresa
A cultura organizacional da empresa, ou seja, sua visão, missão e valores devem ser definidos, transmitidos e reforçados diariamente entre os colaboradores,a fim de que objetivos e expectativas sejam alinhados, reduzindo assim, a chance de surgirem conflitos.
Além disso, deve ser incentivada entre todos, independentemente de cargo ou posição hierárquica. Dessa forma, cria-se um ambiente mais harmônico e colaborativo e reduz-se, assim, situações de conflitos ou que envolvam abuso de poderes por colaboradores com maior posição hierárquica.
2- Promova treinamentos de Comunicação Não-Violenta
A comunicação não violenta é uma importante ferramenta para a gestão de pessoas, pois atua a partir de técnicas que trabalham a linguagem e a comunicação, auxiliando na reformulação da forma como cada um se expressa e ouve os demais. Por meio da escuta ativa e profunda, esse método promove uma comunicação mais eficiente, empática e com mais respeito, pois trabalha diretamente na forma como a comunicação é transmitida e recebida.
3- Tenha um setor de RH
Um setor de RH presente na empresa é fundamental para gerir e mediar situações de conflito, pois através da escuta ativa e empática, ouvindo todos os lados, é possível chegar em soluções apaziguadoras e promover um ambiente mais equilibrado. Além disso, o setor de RH pode auxiliar os colaboradores em situações pessoais que estejam prejudicando estes individualmente e gerando impacto negativo na produtividade da empresa.
4- Promova rituais de gestão e confraternização
Estabelecer uma agenda e ações de comunicação organizacional são fatores fundamentais na manutenção do clima corporativo. Reunir as equipes num momento de confraternização ajuda no engajamento dos colaboradores, promorciona momentos de descompressão e alívio do estress e os mantém alinhados quanto às diretrizes da empresa.
5- Faça pesquisas de clima organizacional
Ouvir a opinião dos colaboradores acerca do ambiente de trabalho é indispensável para a manutenção do clima organizacional de uma empresa e deve ser feito de forma contínua.
Nesse sentido, é importante destacar que os mínimos detalhes fazem a diferença quando o assunto é gestão de pessoas, pois além de proporcionar dados para tomadas de decisão acertadas, ouvir os colaboradores é uma demonstração de que os gestores se importam com as percepções coletivas sobre a rotina de trabalho e o bem estar de cada um.
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