Hoje, dia 27 de agosto, celebra-se o Dia do Psicólogo. Essa é uma data muito importante para nós da Insight Consultoria, visto que somos uma empresa júnior de Psicologia, composta por estudantes que virão a se tornar futuros psicólogos, psicólogas e psicólogues atuantes. Com isso, neste Dia do Psicólogo, a Insight Consultoria preparou esse texto para fazer uma jornada pela história da nossa área de atuação dentro da Psicologia, a Psicologia Organizacional, um campo que desempenha um papel fundamental nas empresas e no bem-estar dos colaboradores ao tratar das questões relacionadas ao sujeito e fatores comportamentais humanos dentro do ambiente de trabalho.
A psicologia organizacional nasceu, assim como muitas outras áreas do campo psi, no início do século XX, sendo inicialmente chamada de “psicologia industrial”, pois a área se estabeleceu em um período em que as indústrias estavam se expandindo rapidamente e em que surgia a necessidade de entender como melhorar a eficiência e a satisfação no trabalho, e dessa forma as indústrias passaram a investir no estudo do comportamento humano para aumentar a produtividade e otimizar processos. Contudo, com o passar do tempo, a área foi se desenvolvendo e agregando novas funções, especialmente com o desenvolvimento das máquinas em meados do século XX e com a crescente preocupação com os sujeitos que compõem a organização, já que a partir dos anos 60 percebe-se que o clima organizacional impacta diretamente na qualidade dos serviços e produtos da empresa. A psicologia organizacional evoluiu ainda mais com o advento da globalização e da tecnologia. A diversidade e inclusão no local de trabalho, a gestão do estresse e a adaptação à mudança tornaram-se focos de pesquisa e prática.
Hoje, os psicólogos organizacionais desempenham papéis vitais no recrutamento e seleção de funcionários, no treinamento, no desenvolvimento de lideranças, na gestão de pessoas e de conflitos e na criação de ambientes de trabalho saudáveis. Eles aplicam princípios científicos para melhorar a eficácia, a eficiência e o bem-estar dos funcionários, contribuindo para o sucesso sustentável das organizações e dos trabalhadores.
Neste Dia do Psicólogo, celebremos não apenas os profissionais que ajudam indivíduos a superar desafios mentais, mas também aqueles que moldam positivamente o mundo das organizações e contribuem para um mercado de trabalho mais inclusivo e humanizado. A psicologia organizacional continua a evoluir, guiando-nos em direção a um futuro onde entendemos melhor de que maneiras os sujeitos e o ambiente de trabalho se afetam. Parabéns a todos os psicólogos/as/ues por seu incansável trabalho!
Comentários