Você já ouviu falar sobre a entrevista por competências?
Caso não, esperamos que este post sane todas as suas dúvidas a respeito.
A entrevista por competências consiste basicamente em uma entrevista de emprego com a finalidade de avaliar as ações efetuadas em situações profissionais anteriores, para, assim, traçar melhor o perfil comportamental do candidato. É uma forma de avaliar o indivíduo para além do que está escrito em seu currículo.
Essa estratégia é interessante para a empresa otimizar o processo seletivo e focar nas competências desejadas. Por competência, entendemos um comportamento ou ação. Para dominar uma competência, é necessário ter conhecimento sobre determinado assunto, possuir habilidades condizentes com esse conhecimento e efetivamente colocá-las em prática. Além disso, esse método de entrevista consegue avaliar melhor as “soft skills”, que são competências emocionais ou comportamentais, geralmente mais complexas de se acessar. Em um currículo tradicional, o que está em evidência são as competências técnicas, chamadas de “hard skills”, que não demonstram, por exemplo, como o candidato age diante de determinado conflito profissional.
É possível identificar alguns perfis comportamentais mais comuns, como os comunicativos, que costumam possuir maior capacidade de adaptação, ou os analistas, que são mais rígidos e apresentam alto senso de responsabilidade com o seu trabalho. Esses perfis não se referem às habilidades concretas de cada entrevistado, ou seja, suas competências técnicas, mas sim à sua forma de viver em sociedade e se destacar dentro de um ambiente profissional.
Apesar das competências técnicas serem importantes, para esse tipo de entrevista ter máxima eficiência, é crucial considerar outros aspectos, entendendo que um candidato não é apenas um único perfil, mas uma combinação de vários.
Para entender melhor o funcionamento dessa entrevista, é preciso compreender o papel do entrevistador. Ele deve ter um bom mapeamento da vaga ofertada, considerando não apenas as tarefas que deverão ser desempenhadas, mas também as habilidades necessárias para tal. O entrevistador pode utilizar o contato com gestores e equipes, levando em conta seus relatos e perfis profissionais, e entender quais são as habilidades mais buscadas na empresa. Somente a partir disso poderá elaborar o roteiro da entrevista e suas perguntas principais.
É interessante delimitar um foco, como cinco principais competências comportamentais e cinco principais competências técnicas. As perguntas devem buscar estimular o indivíduo a compartilhar mais detalhes sobre si. Para evitar um resultado tendencioso, podem ser aplicadas escalas numéricas para avaliar cada competência, calculando o resultado do candidato a partir da soma dessas avaliações.
Podemos concluir que esse estilo de entrevista é muito interessante durante um processo de contratação, pois auxilia o entrevistador a delimitar um foco e identificar melhor o alinhamento (ou não) do candidato aos requisitos básicos de uma vaga. Ao incluir critérios mais subjetivos, além da ficha técnica, a seleção se torna mais completa e com maiores chances de selecionar um profissional realmente adequado à vaga. Dessa forma, a entrevista por competências se destaca como uma ferramenta valiosa dentro dos processos de uma empresa.
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