Quando nos deparamos com a vaga dos sonhos, pode parecer tentador exagerar nossas qualidades e qualificações para agradar o olhar dos recrutadores. De acordo com a Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, entre os assuntos sobre os quais mais se mente estão: idioma, experiência, salário, formação e motivo do desligamento. Além disso, uma pesquisa realizada pela CareerBuilder revelou que 56% dos gerentes de RH já pegaram alguma mentira no currículo de um candidato à vaga. No entanto, essas mentiras que parecem pequenas e inofensivas podem ter consequências maiores do que as previstas.
De início, já é previsível que mentir pode ser prejudicial à sua reputação e futuras oportunidades de emprego, além de ser antiético e imoral. Mas, é importante considerar que antes de iniciar um projeto de recrutamento e seleção, é traçado um perfil ideal de candidato para certa posição na empresa. Com isso, são determinadas as qualidades pessoais, o nível de ensino, os idiomas, e as certificações necessárias para a futura pessoa que irá preencher a vaga. Se um candidato decidir que exagerar ou mentir durante alguma etapa do processo será mais benéfico do que prejudicial para ele, estará cometendo um grande engano. Isso porque, mesmo que seja contratado, no decorrer da sua jornada na empresa se tornará perceptível que sua experiência com algo ou seu nível em alguma qualificação não foi o mesmo que o “prometido”. Além disso, poderá se deparar com dificuldades para acompanhar as demandas do trabalho, levando ao estresse, esgotamento e falta de satisfação no trabalho.
No mais, é importante lembrar que os empregadores realizam verificações completas de seus antecedentes e das informações fornecidas em seu currículo. Isso inclui checar a veracidade de suas qualificações educacionais, do histórico de empregos e quaisquer outras reivindicações feitas no famoso “CV”, o Curriculum Vitae. Por isso, ser verdadeiro e autêntico é a sua maior chance de conquistar seus futuros empregadores. Assim, mesmo que não possua todos os requisitos de uma vaga, alguns recrutadores podem escolher valorizar sua honestidade e força de vontade acima de alguma qualificação que você não possui. Com isso, você aumentará suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos e construir uma carreira de sucesso.
Confira nosso blog para mais informações sobre como construir um bom currículo!
Comentários