Primeiramente, vamos entender a diferença entre diversidade e inclusão.
A diversidade refere-se à multiplicidade e diferença entre as pessoas, abrangendo uma gama de características físicas, culturais e comportamentais que as distinguem umas das outras. Uma equipe que engloba indivíduos de diversos sexos, origens étnicas, religiões e habilidades, como Pessoas com Deficiência (PCDs), representa uma equipe rica em variedade e diversidade.
A inclusão é o processo de reconhecer, compreender e respeitar as diferenças individuais, visando criar um ambiente onde todos sejam tratados com igualdade e respeito. Uma empresa que possui uma equipe diversificada, mas não implementa medidas para garantir acessibilidade, inclusão ou apoio a grupos minoritários, precisa ajustar seus métodos para cultivar uma cultura inclusiva.
Quanto mais variedade de pessoas estiver ao seu redor, mais influências, ideias e perspectivas diferentes você terá em sua vida. Isso também se aplica à sua equipe de trabalho. Ao reunir pessoas com diversas origens culturais, experiências de vida e históricos diferentes, você está preparado para inovar. Membros de equipes diversificadas enxergam as coisas de múltiplos ângulos, estão mais propensos a identificar novas e distintas oportunidades de mercado e podem até mesmo perceber demandas de mercado ainda não exploradas.
Trabalhando juntos em uma equipe que valoriza as diferenças, eles são obrigados a considerar diferentes pontos de vista, o que é particularmente vantajoso ao expandir produtos para novos mercados. Além disso, eles se tornam mais conscientes culturalmente ao interagir com novos grupos demográficos.
Com o intuito de atingir essa meta, as empresas têm dedicado recursos a programas de capacitação, iniciativas de comunicação, eventos internos, estabelecimento de mecanismos de denúncia e feedback, realização de levantamentos de dados, e outras estratégias.
Comentários