A Psicologia Organizacional é um dos ramos da psicologia que busca entender como o sujeito afeta o ambiente de trabalho e como esse ambiente afeta o sujeito, com o objetivo de promover o bem-estar dos trabalhadores e pautando-se em combater o adoecimento mental dos mesmos nos ambientes de trabalho. Além disso, garantindo condições adequadas de permanência e desenvolvimento dentro das organizações, os resultados também são impactados. Estudando os fenômenos psicológicos envolvidos, esta área atua no que chamamos como recursos humanos ou gestão de pessoas.
A dinâmica da psicologia organizacional se preocupa em entender como as pessoas se comportam individualmente e em grupos dentro de organizações e outros espaços laborais, buscando formas de melhorar a qualidade de vida no trabalho, a eficácia organizacional e o bem-estar. Ela contribui para a seleção de colaboradores adequados para determinadas funções, por meio de técnicas de avaliação psicológica, entrevistas e análise de currículos. Além disso, auxilia no desenvolvimento de líderes, oferecendo treinamentos e programas de desenvolvimento de competências comportamentais. Outro aspecto importante é o apoio na gestão do clima organizacional, identificando problemas e propondo soluções para melhorar o ambiente de trabalho.
Por isso, a atuação do profissional da psicologia é essencial para a gestão de pessoas, pois oferece ferramentas e conhecimentos que contribuem para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis a longo prazo.
Comentários