São frequentes as vezes em que ingressamos em um ambiente e sentimos um certo mal estar, seja por desorganização ou poluição do local, entre outros fatores. Em um ambiente corporativo a sensação não é diferente. Os colaboradores de uma empresa necessitam de um espaço limpo, organizado e harmônico, para que se otimize o trabalho e assim metas possam ser concluídas com maior facilidade. Para isso, separamos algumas formas de ajudar nesse processo:
1. Pesquisa de clima organizacional
Sabe-se que a valorização dos colaboradores de uma empresa é o primeiro passo para uma boa produtividade e colocação no mercado de trabalho, para isso é necessário que uma pesquisa de clima organizacional seja devidamente aplicada, a fim de compreender a realidade da empresa e alinhar seus membros. Nessa investigação, é imprescindível o mapeamento de satisfações e insatisfações dos integrantes em relação ao ambiente de trabalho, através dele, é possível evidenciar uma melhora no contexto corporativo, motivando os funcionários a partir da criação de um plano de ação para resolução de problemas pré apresentados.
2. Dar feedback adequado
O retorno sobre a atuação do funcionário na empresa é de extrema importância, pois pode ajudar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e de membros, contudo é necessário que essa resposta seja feita de modo pensado, caso contrário, pode gerar resultados negativos, o que não é o desejado. Resumidamente, para que o feedback seja construtivo, é ideal contextualizar a situação sem qualquer forma de julgamento, em seguida apontar os pontos positivos do membro em relação ao cenário exposto, posteriormente relatar o problema observado, certificando-se de que o outro membro entendeu sem absorver nenhum tipo de desentendimento, então escutar a versão deste para chegar a um consenso.
3. Investir em programas sociais e de saúde
Programas sociais são de extrema importância tanto no que se refere a inclusão de membros da equipe quanto ao meio externo. Esses projetos, além de elevarem a qualidade de vida de funcionários, também geram um sentimento de orgulho/pertencimento de fazer parte da empresa, por conta das boas ações que a mesma realiza. Outro ponto relevante são os programas de saúde. Facilitar o acesso aos planos de saúde, além de proporcionar o acesso a gincanas semestrais e atividades físicas como yoga, handball e musculação são excelentes para o desenvolvimento do trabalho em equipe e mantimento da saúde básica e mental, assim assegurando um melhor desempenho dos funcionários numa escala geral.
4. Disponibilizar benefícios especializados
Além dos benefícios disponíveis a todos colaboradores, é interessante que existam benefícios extras de acordo com a individualidade e preferência do membro, como vale cultura, opções de cesta básica entre outros serviços personalizados de acordo com a demanda do colaborador.
5. Seja um líder completo
O líder da empresa não deve limitar-se a função de dar ordens e supervisionar o trabalho de longe. É interessante que o chefe esteja presente de forma ativa no cotidiano da empresa, entendendo as questões dos funcionários e trabalhando junto a eles. Essa relação de proximidade e parceria diminui possíveis tensões no ambiente corporativo.
Portanto, esses são apenas alguns passos para se melhorar o clima da empresa, onde alguns estão mais ou menos próximos da realidade de alguns empreendimentos. Entretanto, é válido ressaltar que melhorar o clima deve partir de cada um dentro da empresa, principalmente dos gestores que devem saber ouvir seus colaboradores e estar sempre aferindo o clima e traçando novos planos de ação. Esse é um trabalho constante e não algo a ser analisado somente quando o problema é visível.
– Marcela Ometto
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