Saúde mental é um tema que se encontra cada vez mais em pauta nos dias de hoje, inclusive no ambiente de trabalho. Situações como cargas de trabalho excessivas, competição entre os colaboradores, assédio moral e outros fatores, estão entre as situações que geram estresse no dia a dia do mundo corporativo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), em uma nota conjunta com a Organização Internacional do Trabalho(OIT), estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente em escala global, devido à depressão e à ansiedade. Nesse sentido, é fundamental pensar em ações que visem minimizar os danos causados à saúde mental dos colaboradores dentro das empresas, para mantê-los engajados e construir um ambiente organizacional leve e acolhedor.
Quais são os transtornos mentais mais associados ao ambiente de trabalho?
Os transtornos mentais mais comumente associados ao ambiente de trabalho são a Depressão, a Ansiedade, o Estresse ocupacional, a Síndrome do Pânico e a Síndrome de Burnout. Dessa forma, a presença do RH dentro da empresa é fundamental para acolher os colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho mais leve e que cause menos danos à saúde mental desses indivíduos.
Como o RH pode contribuir para a construção de um ambiente mais leve e acolhedor dentro do ambiente corporativo?
A presença do Rh na empresa é fundamental para promover um ambiente mais leve e evitar danos causados à saúde mental dos colaboradores. Logo, algumas práticas que podem ser adotadas dentro da sua empresa são:
Oferecer benefícios de bem estar corporativo
Oferecer benefícios de bem-estar aos colaboradores pode ser uma ótima medida para contribuir com a saúde mental dos funcionários. Alguns exemplos de benefícios que podem ser adotados hoje, dentro da sua empresa são:
1- Sessões de terapia online;
2- Descontos em academias e outros esportes;
3- Descontos em cinemas e teatros.
Promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Construir um ambiente que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com políticas de flexibilidade de horário, uma carga de trabalho que respeite o limite dos colaboradores e licenças remuneradas pode contribuir, não somente para o bem estar mental dos funcionários, como também para o employer branding da sua empresa.
Oferecer programas de Treinamento emocional
Oferecer treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades emocionais, como Comunicação não-violenta, Inteligência emocional, Gestão de conflitos, Liderança e Cultura de Feedback são uma excelente forma de promover um clima organizacional saudável dentro de uma empresa, fortalecendo a resiliência dos trabalhadores e evitando prejuízos na saúde mental.
Estimular uma cultura organizacional saudável e inclusiva
Uma cultura organizacional que valorize a saúde mental, diversidade, a inclusão, a comunicação aberta e a cultura de feedbacks saudáveis, contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais leve, acolhedor e saudável.
Comentários