Uma cultura organizacional negativa não é algo que surge diretamente de um discurso específico ou de uma direção clara. Em vez disso, os colaboradores são influenciados pelo ambiente de trabalho com base nos sinais que a organização transmite.Esses sinais podem se manifestar a partir da postura dos líderes, na ausência de uma política de recompensas ou na forma como a diretoria responde aos questionamentos dos funcionários.
Mesmo que a gestão se preocupe com seus discursos, gestos como métricas inalcançáveis ou certas posturas contradizem esses valores da empresa e contribuem para moldar o comportamento das equipes.
Portanto, alguns sinais podem ser:
1- Alto turnover: Quando uma empresa enfrenta problemas, a vulnerabilidade geralmente se reflete em altos índices de turnover, ou seja, na rotatividade. Se a sua empresa está vendo uma grande perda de capital humano, é um sinal de que algo está errado.
2- Colaboradores desmotivados: Altos índices de turnover frequentemente indicam falta de motivação entre os funcionários. Quando muitos colaboradores mostram sinais de baixa produtividade, é hora de considerar a possibilidade de uma cultura organizacional tóxica. Equipes desengajadas, que não reagem às novidades e evitam processos decisórios, geralmente não se sentem mais conectadas à organização.
3- Competição excessiva: A competitividade no ambiente de trabalho pode ter efeitos positivos ou negativos. Quando é excessiva e não agrega valor, pode causar estresse extremo, levando até mesmo ao afastamento dos funcionários devido à exaustão mental provocada pelo clima de competição constante.
4- Falta de transparência ou confiança: Se os colaboradores não confiam em seus líderes, percebem medo em expor problemas e notam permissividade prejudicial aos processos, isso pode sinalizar um estilo de liderança tirânico e um ambiente de trabalho tóxico.
5- Fofocas: A presença de fofocas no ambiente de trabalho é um sinal alarmante e pode ter consequências graves. O excesso de mentiras, intrigas e conflitos associado às fofocas pode levar a um aumento no turnover, desmotivação, falta de confiança e uma competição excessiva.
Comentários