O que é Fit Cultural?
É a capacidade de um candidato se encaixar bem na empresa, ou seja, de compartilhar os mesmos valores, crenças, atitudes, postura, linguagem, gostos, objetivos de vida e comportamentos necessários para que suas habilidades sejam realmente aproveitadas ao máximo.
Quando um candidato ou colaborador consegue refletir as crenças, comportamentos e atitudes da empresa, adaptando-se a elas sem dificuldade, dizemos que o fit cultural está estabelecido.
Por meio dele, além de conseguimos ter colaboradores engajados e motivados, além de vestirem a camisa e se tornarem embaixadores da marca. E essa sinergia entre os trabalhadores e a empresa reflete no clima organizacional. O que, no final, é bom para todo mundo.
As pessoas se diferenciam por personalidade, atitudes e valores. Contudo, o que muitos não percebem é que as diferenças individuais realmente importam. Portanto, avaliá-lo é importante porque permite a sintonia entre o colaborador e a empresa. Isso reflete diretamente na equipe, gerando sensações de pertencimento e permanência e reduzindo a rotativade de funcionários da instituição.
Saber avaliar o Fit Cultural também é importante para garantir contratações mais assertivas e para manter os colaboradores motivados no ambiente de trabalho.
Logo, vale a pena investir tempo na aplicação desse conceito nos processos de recrutamento e seleção da sua empresa.
Algumas dicas para avaliar o fit cultural nos processos de Recrutamento e Seleção da sua empresa:
A sua empresa precisa ter, antes de tudo, aspectos de liderança, colaboradores que participam das tomadas de decisão, comunicação interna eficiente, abertura à inovação e às mudanças e, por fim, espaço para aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.
A sua empresa precisa ter, antes de tudo, aspectos de liderança, colaboradores que participam das tomadas de decisão, comunicação interna eficiente, abertura à inovação e às mudanças e, por fim, espaço para aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.
Tão importante quanto conhecer os valores que a empresa já tem, é saber quais ela deseja alcançar. Para tanto, pesquise referências, ouça as lideranças e os colaboradores. Construa a cultura organizacional que mais corresponde aos seus objetivos.
Ao diagnosticar o cenário da empresa, é possível que você encontre lacunas ou falhas em pontos cruciais. Portanto, observe as atitudes, comportamentos e crenças e analise se não estão atrapalhando o pleno desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável para a organização e os colaboradores.
Ter clareza das práticas presentes na cultura organizacional permite desenvolver um código de cultura na empresa. Materializando esse documento, sua missão e valores se tornam palpáveis e auxiliam a identificar o fit cultural durante os processos de recrutamento e seleção.
Em uma empresa, as lideranças são responsáveis por influenciar e direcionar os demais. Por isso, é fundamental que os líderes auxiliem na implantação de valores na organização, inspirando os colaboradores a seguirem pelo mesmo caminho.
Portanto, trabalhe para que sua equipe atue como verdadeiros promotores dos valores organizacionais.
A visão, missão e valores da empresa devem estar bem claros para qualquer possível candidato que se interesse nas vagas. Assim, lembre-se de incluir essas informações na página de carreira da empresa.
Além dos aspectos da cultura citados anteriormente, é importante que a descrição da vaga também inclua as soft skills desejadas, de modo que elas façam sentido com o que a empresa busca em um novo colaborador.
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