Durante o processo de recrutamento e seleção, os avaliadores procuram os candidatos ideais para determinada vaga, analisando suas habilidades técnicas e comportamentais, ou também podem ser chamadas de “hard skills” e “soft skills”.
As hard skills, conjunto de habilidades técnicas obtidas através de cursos de formação/capacitação, treinamentos e workshops, usualmente são explicitadas na descrição da vaga, e o candidato pesquisa a sua vaga baseada nessas habilidades, como, por exemplo, formação em Psicologia. A finalidade disso é para que a empresa consiga atrair os candidatos adequados, filtrando melhor.
Para ilustrar melhor, alguns exemplos clássicos de hard skills: proficiência em inglês; domínio do Canva; Excel avançado, gestão de projetos, entre outros.
As hard skills são consideradas mais fáceis de serem avaliadas do que as soft skills, que são as habilidades pessoais, que são sobre a maneira como o indivíduo se relaciona e interage com as pessoas ao seu redor. Exemplos de soft skills: -Boa comunicação, -Trabalho em equipe, -flexibilidade. As soft skills dizem respeito à maneira de como o sujeito se comunica com o time e a sua capacidade de adaptar-se diante de mudanças na rotina de trabalho. São competências melhor avaliadas ao longo do desenvolvimento profissional, por serem mais subjetivas, além de serem desenvolvidas no dia a dia do trabalho, podendo ser treinadas, mas que ainda giram em torno da personalidade de cada um.
Um bom apanhado de hard e soft skills gera maior eficiência, maior produtividade e proporciona a criação de uma cultura de trabalho mais positiva, onde a colaboração entre os membros é altamente valorizada.
E as formas de avaliação?
Após ter selecionado os candidatos que se encaixam com os pré requisitos da função, é indicado aplicar testes de habilidade de acordo com as necessidades da empresa. Outras maneiras de se avaliar as habilidades técnicas são os certificados, portfólios, amostras de trabalho, etc.
Já as soft skills são melhor avaliadas com perguntas comportamentais, método esse que as empresas estão incluindo bastante em suas entrevistas. É interessante questionar ao candidato sobre como ele lidaria com situações hipotéticas, que revelem habilidades de resolução de problemas, relacionamento, adaptabilidade e comunicação, além do pensamento crítico daquele sujeito.
Como identificar as lacunas de competências dentro da empresa?
Para isso, é necessário identificar as necessidades prévias da organização, determinando quais competências são indispensáveis para se atingir a meta desejada. Posteriormente, avalie quais são as habilidades já presentes na sua equipe, com uma pesquisa que identifique os aspectos fortes e os fracos, onde necessitam de melhorias.
Para alinhar as metas desejadas com a realidade da equipe, os profissionais de Recursos Humanos podem criar planos de desenvolvimento com base nos resultados das análises de habilidades, como programas de treinamento, workshops, cursos, dinâmicas, entre outras ferramentas. Além disso, o time de RH precisa oferecer feedback contínuo aos colaboradores, para que o processo seja construído em conjunto.
Comentários