Carta de Apresentação: Você sabe como fazer e qual é a sua importância?
O modo mais tradicional de se candidatar para uma vaga é através do currículo, que também temos um post dedicado a isso, porém, a carta de apresentação serve como um ótimo complemento para o auxiliar nessa jornada!
A carta consiste em um documento escrito pelo próprio candidato, com a finalidade de apresentar de maneira mais detalhada e atrativa o seu perfil. Nela, pode-se colocar a sua trajetória profissional, as suas expectativas no ramo, ressaltar as suas qualidades e objetivos e outros elementos que o ajudarão a se destacar no processo seletivo.
Usualmente, não é requisitado obrigatoriamente a entrega da carta de apresentação, entretanto, a sua entrega expressa um desejo expressivo na vaga e a iniciativa é vista positivamente pelo recrutador.
E como fazer uma?
A estrutura da carta é constituída por um texto breve e formal, com determinados elementos essenciais, como a sua devida identificação (nome, endereço e contato do telefone); estar endereçada para o recrutador ou o presidente da empresa; sua apresentação e a descrição de seus objetivos; um desenvolvimento com as suas experiências acadêmicas, conquistas profissionais, habilidades e uma sólida argumentação do porquê você seria o candidato ideal para a vaga.
Por fim, uma conclusão como despedida e a sua assinatura. É fundamental que essas informações redigidas estejam de acordo com o cargo desejado.
Outras estratégias que encantam o recrutador é demonstrar que você fez a sua “tarefa de casa” e pesquisou aprofundadamente sobre a empresa. Comente sobre alguma palestra, algum projeto que tenha te cativado e ganhe alguns pontos positivos na seleção.
Agora, igualmente importante: O que não fazer em uma carta de apresentação?
-Como já fora dito, a carta precisa ser concisa e direta, ou seja, evite ser prolixo. Sintetize suas ideias. Escrever apenas por escrever irá prejudicar a sua imagem. Foque nas características que tenham mais relação com a empresa.
-Também tome cuidado em focar muito em si. É importante ressaltar as suas qualidades, mas elas devem estar atreladas ao valor que você poderá agregar na empresa.
-Cuidado para não ser repetitivo. A carta acompanha o currículo, porém não deve ser igual a ele.
-Se atente para os erros gramaticais! Um bom domínio do português já faz uma baita diferença. Após redigir a carta, revise se a sua linguagem está clara, acessível e de acordo com a norma padrão da língua. Se possui dificuldade com isso, peça ajuda para algum amigo experiente ou utilize plataformas onlines que auxiliam na correção.
-Não minta. Esse conselho pode ser óbvio, mas é sempre bom relembrar. As informações fornecidas possivelmente serão checadas, e, se forem tidas como falsas, você será desclassificado, além de isso caracterizar como uma prática ilegal.
-Não use a mesma carta para diversas empresas/áreas. É um processo mais trabalhoso, mas vale a pena diversificar as suas cartas de apresentação de acordo com as especificidades da vaga concorrida.
Se ainda estiver com dificuldade em como escrever a carta, é interessante checar sites confiáveis na internet que possuem modelos prontos de cartas de apresentação.
Comentários