Montar o currículo profissional é um problema que atinge todos os profissionais, desde os mais jovens aos mais experientes. Quais dados são importantes? De que modo organizar? O que vai impressionar futuros contratantes? Tais perguntas são constantes durante o processo. Pensando nisso, a Insight Consultoria separou alguns pontos importantes a observar durante o processo.
É sempre bom ter em mente que, além do seu currículo ser a primeira impressão que um recrutador tem de você, também é a oportunidade de demonstrar suas capacitações, então deixá-lo organizado é a melhor maneira de começar a “se apresentar”.
Em primeiro lugar, coloque seus dados pessoais, nome, endereço, telefone de contato, link de perfil do linkedin, e-mail e idade. Adicione a foto apenas se for requisitado pelo contratante.
Em primeiro lugar, deixe claro seu objetivo. Crie um pequeno texto falando de você e suas metas profissionais, dessa maneira é possível o recrutador perceber se você e o contratante estão profissionalmente alinhados em seus objetivos.
Em seguida adicione sua formação, nome da universidade, curso e ano de formatura. Insira suas experiências profissionais, colocando o nome da empresa/organização e explicando o que ela faz, em seguida o cargo e período que esteve lá e as atividades e atribuições que possuía. Adicione a sua experiência pessoal sobre aquele trabalho, descrevendo resumidamente os resultados e impacto que o tempo que esteve naquele cargo gerou em você. Caso possua mais de uma experiência profissional enumere-as da mais antiga para a mais recente.
Por fim coloque suas qualificações adicionais, como idiomas e o nível de proficiência, habilidades de conhecimento técnico, cursos concluídos ( nome do curso, carga horária, onde realizou, ano), prêmios e eventuais atividades extracurriculares.
Priorize um currículo de uma página com informações essenciais, é fundamental adaptá-lo de acordo com a vaga e empresa desejada. Antes de incluir alguma informação, pergunte a si mesmo se ela é relevante para a vaga em questão. As experiências profissionais devem ser listadas em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, e incluir as datas de início e término de cada atividade. É importante lembrar que qualquer pessoa deve ser capaz de entender seu currículo, portanto, evite o uso excessivo de siglas e expressões técnicas. Tente se diferenciar dos outros candidatos trazendo aprendizados e resultados que alcançou em antigas experiências para demonstrar quais valores você pode ajudar a agregar.
Preste atenção no formato do documento. Utilizar o seu nome completo no título, em vez de escrever “Currículo”, ajuda a torná-lo mais profissional e objetivo. Evite enviar um currículo com erros gramaticais, isso pode prejudicar a sua imagem como candidato. Sempre envie o em formato PDF em vez de word/docx, pois assim ele manterá o formato original e evitará problemas de compatibilidade. Evite escrever textos muito grandes, use tópicos e frases curtas para facilitar a leitura e destacar suas habilidades e experiências. Isso torna o currículo mais objetivo e interessante para o recrutador.
Por fim, não minta. Eventualmente a mentira será descoberta o que prejudica a sua imagem diante do ambiente profissional.
Comentários