Você está com funcionários desmotivados? Acredita que o clima da sua empresa não vai tão bem quanto parece? Seus funcionários não se sentem parte de um time? E os resultados? Estão mais baixos do que nunca?
Acredite, todas essas questões estão correlacionadas. Manter uma qualidade de vida no trabalho está diretamente ligado aos resultado de qualquer empresa.
Mas antes de qualquer coisa, para que possamos explicar essa relação de forma clara, precisamos delimitar alguns conceitos. Como primeiro passo, precisamos diferenciar o que se entende por qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, afinal, apesar de termos complementares, eles possuem seus próprios significados. Enquanto a qualidade da vida está ligada de forma ampla ao bem-estar psíquico e físico de uma pessoa, sendo trabalhado de forma subjetiva e complexa, a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada a forma com as organizações administram e elaboram seus espaços e relações, a fim de possibilitar um maior desenvolvimento profissional e pessoal, como auxiliar na realização de atividades dos seus funcionários.
Agora que entendemos essa diferença, podemos nos aprofundar no que se sabe a respeito da qualidade de vida no trabalho, chamado normalmente nos ambientes corporativos pelos funcionários de Recursos Humanos como QVT.
Como dito anteriormente, QVT está diretamente relacionado à atuação de uma empresa que visa melhorar o grau de satisfação de um colaborador com o seu ambiente de trabalho, visando ter resultados positivos com o bem-estar de cada pessoa e da organização como um todo. Entretanto, a relação entre funcionários satisfeitos e resultados nem sempre foi clara.
Na década de 60, na passagem da era industrial para a digital, grande parte das empresas estavam com foco de fomentar apenas o avanço tecnológico. Porém foi nos anos 70, com a pesquisa de Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, que o termo – Qualidade de Vida no Trabalho – começou a ganhar destaque a respeito do estresse, bem-estar e desempenho que os funcionários tinham dentro dos seus setores. Desse modo, pesquisadores, sindicalistas e empresários preocupados com resultados entenderam que prezar por um ambiente corporativo que mantenha seus colaboradores satisfeitos e bem, melhoram diretamente o resultado em suas atuações.
A importância da qualidade de vida no trabalho atinge aspectos muito amplos dentro de uma instituição. Além da QVT contribuir para profissionais motivados e produtivos, ter um ambiente de qualidade dentro da empresa é visto de forma positiva para as pessoas que procuram evolução e crescimento em suas carreiras. Com isso, entendemos que quando falamos sobre qualidade de vida no trabalho, apesar de serem pontos paralelos, os benefícios conquistados pela atenção dada a esse fator atendem a todos, tanto os colaboradores, como a corporação.
Ainda é interessante dizer que a qualidade de vida no trabalho não depende exclusivamente da empresa. Relações pessoais com a família e amigos, também interferem nessa questão. Por isso, as empresas precisam, junto aos profissionais de RH, estar atentos em como os a empresa pode capacitar os funcionários e trabalhar junto a eles para que todos consigam equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, sempre procurando evoluir em seu ambiente profissional.
O assunto sobre qualidade de vida no trabalho e resultados é importantíssimo e profundo, por isso preparamos a parte 2 desse artigo que você confere clicando aqui.
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