A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é um processo de mapeamento das satisfações e insatisfações dos membros de uma organização quanto ao ambiente de trabalho, sua realidade e sua cultura a partir de uma pesquisa sobre a percepção dos colaboradores em relação aos aspectos citados. Esse serviço revela-se muito importante para que possa haver uma melhora do ambiente corporativo, sendo alguns dos benefícios dessa ferramenta a maior compreensão sobre a realidade da empresa, o fornecimento de informações para que se possa intervir nos principais problemas dela através de planos de ação, e colaboradores mais satisfeitos com a organização.
A definição de clima organizacional e a percepção coletiva que as pessoas têm de uma empresa, ou seja, o conjunto de valores, atitudes e sistemas dentro do ambiente de trabalho que são percebidos pelos colaboradores inseridos naquele meio. O clima de uma organização impacta diretamente no comportamento e na motivação dos trabalhadores. A cultura organizacional se difere do clima organizacional e é outra variável importante de ser analisada ao pensar na PCO, e está relacionada à identidade organizacional, que se manifesta em termos de valores, normas e significados. Ela molda as atitudes dos funcionários da organização, além de moldar a maneira que a empresa interage com seus clientes e fornecedores. A principal diferença entre os dois conceitos mencionados é a sua resistência a mudanças; enquanto a cultura organizacional é mais resistente a modificações, o clima pode ser alterado no cotidiano, na motivação e no engajamento dos colaboradores.
Com isso, é possível observar que o clima organizacional afeta consideravelmente os serviços fornecidos por uma empresa, e quando um serviço não é prestado com qualidade pode-se encontrar respostas do por que no clima organizacional. Quando o clima organizacional é ruim, há um impacto significativo no ânimo dos funcionários, o que pode gerar tensões e rivalidades no ambiente corporativo. Alguns aspectos cotidianos são bons indicadores e possibilitam analisar se o clima de uma empresa está bom ou ruim, como a taxa de rotatividade dos funcionários, as faltas excessivas e baixo desempenho dos mesmos, conflitos interpessoais e interdepartamentais, etc. Além disso, a partir desses indicadores, pode-se descobrir as causas para eles, que passam por uma série de esferas da organização, que vão desde a remuneração e benefícios oferecidos aos funcionários até as possibilidades de crescimento profissional e estabilidade dentro da empresa, entre outros.
Dessa forma, a Pesquisa de Clima Organizacional surge como uma estratégia para identificar como é possível melhorar o ambiente de trabalho mediante a análise do panorama observado. Com a compreensão dos pontos positivos e negativos do clima organizacional, é criada uma base de dados que irá orientar a definição de planos de ação para a melhoria desse clima e da produtividade da empresa como um todo, sempre de acordo com o planejamento estratégico da empresa e contemplando as diferentes variáveis que atravessam a organização.
As principais queixas de empresas que contratam uma PCO são altas taxas de demissões e rotatividade, conflitos internos, colaboradores insatisfeitos e descompromissados, e desconhecimento da opinião destes sobre a empresa. Assim, a pesquisa tem como principais objetivos mensurar esses níveis de satisfação dos funcionários, mapear as questões positivas e negativas que impactam no clima e configuram a motivação dos trabalhadores, e criar uma comunicação mais estreita entre a organização e aqueles que ali se inserem. A Insight Consultoria oferece a Pesquisa de Clima Organizacional, e caso sua empresa se identifique com o perfil traçado, entre em contato conosco e solicite este serviço!
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