Vieses são crenças que formamos com base em nossas experiências e que servem como uma lente por meio da qual nós vemos o mundo. Os vieses são inconscientes quando os utilizamos como atalhos mentais para a rápida tomada de decisão. Muitas vezes, partem de estereótipos construídos histórica e socialmente, resultando em generalizações preconceituosas.
Portanto é necessário um trabalho para trazer para o campo da consciência esses vieses a fim de mudar comportamentos automáticos baseados em preconceitos.
Mas, como lidar com eles, dentro de um ambiente organizacional?
O intuito de uma empresa deve ser sempre evitar e combater os vieses inconscientes pois eles são prejudiciais para a equidade dentro de um ambiente de trabalho, prejudicando por exemplo, promoções e recrutamentos.
O primeiro passo é entender e reconhecer os vieses, abaixo seguem alguns dos tipos de vieses mais comuns, mas é importante ressaltar que existem mais de 150 tipos diferentes de vieses.
Viés de afinidade
Uma escolha pode ser condicionada por afinidade, por exemplo, quando um recrutador compartilha do mesmo hobby que um candidato, e acaba por escolhê-lo de forma inconsciente. Também chamado de viés de semelhança, acontece quando se avalia melhor uma pessoa de acordo com as similaridades que partilha com ela.
Viés de percepção
Conhecido também como viés de aparência, acontece quando se avalia melhor alguém baseando-se em padrões e estereótipos reforçados e impostos pela sociedade.
Viés da maternidade
Trata-se de quando exclui-se pessoas gestantes/mães baseando-se em um pressuposto de que aquela pessoa, por ter filhos, não terá o mesmo desempenho no trabalho em relação a outras.
Tendo em vista esses vieses, além de outros, que são, infelizmente, muito presentes ainda hoje no ambiente organizacional, é necessário um trabalho para reverter essa situação, da qual partilhamos no mercado de trabalho, e para isso existem alguns caminhos possíveis:
Implementar programas de inclusão de diversidade
Promover palestras que tratem sobre o tema e criar vagas específicas para grupos minoritários são alguns exemplos
Analisar o passado e identificar padrões nas tomadas de decisões
É fundamental problematizar as tomadas de decisão e entender o que de fato levou a contratar ou não alguém, ou promover certa pessoa em detrimento de outra pois pode ser que em algum momento a decisão tenha sido feita baseando-se em Vieses Inconscientes e tomando consciente deste fato, fica mais difícil de repetir o mesmo comportamento.
Esses são alguns dos caminhos possíveis para um ambiente de trabalho mais diverso e justo.
Fontes:
T&D de vieses Inconscientes da Insight
Comentários